ESPANHA

Detidos dois supostos islamitas ligados à Al-Qaeda

Os dois suspeitos foram detidos respectivamente em Zaragoza e Murcia, após investigação policial

23/04/2013 às 08:39.
Atualizado em 25/04/2022 às 19:12

A polícia espanhola prendeu dois supostos islamitas que pertenciam a uma célula radical ligada à Al-Qaeda do Magreb Islâmico (AQMI), anunciou nesta terça-feira o ministério do Interior.

Os dois suspeitos, um de origem argelina e outro de origem marroquina, foram detidos respectivamente em Zaragoza (norte da Espanha) e Murcia (sudeste), em uma investigação conjunta com a polícia francesa e marroquina, acrescentou o ministério em um comunicado.

Segundo as primeiras conclusões da investigação, os dois homens são "supostos integrantes de uma célula radical ligada à organização terrorista AQMI".

Segundo o ministério do Interior, seu perfil é similar ao das duas pessoas que cometeram recentemente o massacre terrorista na cidade americana de Boston, onde dois irmãos de origem chechena, Dzhojar e Tamerlan Tsarnaev, realizaram um atentado na linha de chegada da maratona da cidade que deixou três mortos e mais de 180 feridos.

Uma fonte judicial esclareceu que os dois detidos não têm nenhum vínculo com os incidentes de Boston.

Os dois supostos islamitas, que comparecerão na quinta-feira perante um juiz, teriam se radicalizado nos últimos tempos acessando sites radicais jihadistas.

O último golpe contra a Al-Qaeda na Espanha ocorreu em 2 de agosto de 2012, quando a polícia anunciou a prisão de três supostos membros da rede islamita na região de Cádiz, no sul do país.

Nos últimos anos ocorreram muitas detenções de militantes islamitas na Espanha, especialmente na Catalunha (nordeste) e na região de Valência (leste).

No dia 11 de março de 2004, o país sofreu um ataque terrorista que atingiu vários trens em Madri, provocando a morte de 191 pessoas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por