Contagem regressiva: nova geração do Audi Q3 chega ao Brasil e deve encerrar o ciclo de importação do modelo, que será fabricado no Paraná
Audi A3 ( Divulgação)
A contagem regressiva para a produção do Audi A3 no Brasil já começou. Mas, enquanto a versão brasileira não chega – a previsão de lançamento é para 2016 –, a marca alemã começa a vender por aqui a nova geração do compacto e luxuoso utilitário esportivo, ainda importada da Europa. Além da leve repaginada no visual, o modelo ganhou uma inédita versão com motor 1.4 TSI de 150 cv. Apresentado no continente europeu no final do ano passado, o Q3 antecipa as linhas do modelo nacional, que será produzido em São José dos Pinhais (PR) a partir do ano que vem. As mudanças incluem retoques que refinaram o visual e ajudaram a rejuvenescer o veículo, lançado em 2011 no Brasil. Em relação à versão anterior, as principais diferenças estão na dianteira: a grade do radiador tem friso mais largo, que envolve toda a peça e encosta nos faróis; as luzes passaram a contar com lâmpadas de xenônio; e os para-choques têm aspecto mais esportivo. Linhas horizontais dominantes à frente e na traseira reforçam a impressão de largura e dão ao SUV uma aparência mais expressiva. Contudo, as dimensões do veículo são, praticamente, as mesmas. A versão de entrada pesa 1.405 quilos e mede 4,39 metros de comprimento, 1,83 metro de largura e 1,59 metro de altura. A distância entre-eixos permanece em 2,60 metros. Com essas medidas, o Q3 proporciona espaço para até cinco ocupantes. Na configuração básica, o porta-malas pode carregar até 460 litros de carga; rebatendo total ou parcialmente o encosto do banco traseiro, a capacidade sobe para 1.365 litros. O novo Q3 apresenta uma ampla lista de equipamentos. As versões 1.4 e o 2.0 Attraction têm de série itens como ar-condicionado, bancos de couro sintético, computador de bordo, sensores de luz e de chuva e volante esportivo com shift paddles. A 2.0 Attraction conta, ainda, com banco elétrico do motorista e pacote de iluminação, equipamentos de série também nas versões Ambiente e Ambition. No tocante à segurança, as versões 1.4 e 2.0 Attraction oferecem airbags frontal, lateral dianteiro e de cabeça, assistente de partida em aclives, controle eletrônico de estabilidade (ESP), faróis de xenon com ajuste automático de altura, lanternas traseiras de LED, freio de estacionamento eletromecânico e sensor de estacionamento traseiro, além de outros. Entre os opcionais, há o Audi Drive Assist (ele alerta o motorista em mudanças de faixa), o sistema de partida sem chave e o som de alta-fidelidade da Bose. Linha traz motorização inédita O novo Q3 desembarca no Brasil com uma inédita motorização 1.4 de 150 cv e duas opções do 2.0 TFSI, com 180 cv e 220 cv – as opções com motor de 2 litros contam com tração integral. Serão três versões de acabamento: Attraction, Ambiente e a topo de linha Ambition, esta última oferecida apenas com o motor 2.0 TFSI de 220 cv. Segundo a Audi, o Q3 1.4 leva 8,9 segundos para ir de 0 a 100km/h e atinge a velocidade máxima de 204km/h. No caso do Q3 2.0 TFSI de 180 cv, são necessários 7,6 segundos para acelerar de 0 a 100km/h, chegando aos 217km/h. Já o 2.0 TFSI de 220 cv vai de 0 a 100km/h em 6,4 segundos e chega a 233km/h. O sistema Audi Drive Select permite que o motorista ajuste os principais módulos tecnológicos para atender às suas preferências. Exemplo disso são os amortecedores ativos, que podem ter a rigidez alterada conforme o tipo de piso. As rodas têm 17 polegadas nas versões de entrada (Attraction) e 18 nas demais. Preços começam em R$ 127 milO novo Q3 sai por R$ 127.190 na versão Attraction 1.4 TFSI e R$ 144.190 na Ambiente 1.4 TFSI. Com o motor 2.0 TFSI de 180 cv, o preço sobe para R$ 145.190 na versão Attraction eR$ 165.190 na Ambiente. A versão 2.0 TFSI de 220 cv tem preço sugerido deR$ 190.190.