GUTO SILVEIRA

Desinteresse considerável

Guto Silveira
13/05/2013 às 21:30.
Atualizado em 25/04/2022 às 16:15

Os assuntos políticos e públicos não costumam atrair o interesse de muitas pessoas. Principalmente quando os resultados sejam, digamos, subjetivos. É o que se vê na grande maioria das audiências pública para discutir assuntos da cidade. No caso das reuniões pública para discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) ou Lei Anual do Orçamento (LOA) os encontros são sempre esvaziados. Em alguns, faltam até vereadores que integram a Comissão Permanente de Fiscalização e Orçamento. Na reunião desta terça-feira (13), por exemplo, estavam ausentes os vereadores Capela Novas (PPS) e Marcos Papa (PV), que integram a comissão. Pode ser que os dois tinham compromissos mais importantes na agenda, mas fica difícil cobrar presença pública quando parte dos “promotores” do encontro está ausente. E tem sido assim também em audiências para apresentação de metas fiscais ou da aplicação dos recursos da saúde. Aparentemente, os legisladores que criaram tiveram boa intenção, mas falta crédito às instituições e aos políticos. Deve ser por isso que a população não se desloca até o local de uma audiência, porque tem a sensação de que seus pedidos dificilmente se transformarão em projetos que modifiquem suas vidas. Algo precisa mudar para que as pessoas voltem a acreditar. Talvez começando pela presença de todos os integrantes da Comissão que promove a audiência.

GRANA ALTA

O Banco do Brasil acolheu R$ 2 bilhões em propostas de financiamentos na Agrishow 2013, confirmando suas previsões para a 20ª edição da feira. O volume recorde é 33% maior que o acolhido na edição anterior. De 29 de abril a 3 de maio, o BB recebeu mais de 7,5 mil propostas de financiamento, 25% a mais que em 2012.

GRANDE PROCURA

A nova linha BB Investimento Agro foi a mais procurada pelos produtores rurais, com mais de 6,7 mil propostas acolhidas, totalizando R$ 1,7 bilhão. A novidade atraiu os produtores por ter a mesmas condições do Finame Rural PSI (cuja taxa de juros caiu para 3% ao ano), além de carência de 3 a 24 meses, sem necessidade de aprovação do BNDES, pois a linha usa recursos próprios do Banco do Brasil.

NOVOS POÇOS

O Daerp inicia este mês a perfuração de três poços artesianos nos bairros Jardim Heitor Rigon, José Sampaio e na Unidade Mabel (Nova Ribeirânia), regiões Norte e Leste da cidade. A ordem de serviço acaba de ser emitida pela Caixa Econômica Federal (CEF), já que tem recursos do PAC, e também pelo Daerp. O objetivo, de acordo com o superintendente da autarquia, Marcelo Galli, é aumentar a produção e distribuição de água e melhorar significativamente o abastecimento.

LEILÃO...

A Câmara de Ribeirão Preto vota na sessão desta terça-feira (14) um projeto, apresentado pelos vereadores Bertinho Scandiuzzi e o presidente da Casa, Cícero Gomes da Silva (PMDB), que prevê maior transparência na distribuição de casas retomadas pela Cohab, em ações judiciais. O projeto original prevê a realização de leilões públicos para os imóveis.

... OU SORTEIO

A proposta, no entanto, está com emenda modificativa, apresentada pelos vereadores Evaldo Mendonça (PR), o Giló, e Ricardo Silva (PDT) que substitui o leilão por sorteio entre os inscritos para aquisição de casas populares. De uma forma ou de outra, a transparência passa a existir. Até agora não se sabe como estas unidades habitacionais são vendidas e nem a quem ou em quais condições.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por