Gerente de agência não quis aceitar a quantidade de moedas; cliente promete processar banco
Cliente levou moedas juntadas em restaurante de marmitas (Elcio Alves/AAN)
O comerciante Melquisedeque Schiavoni da Silva, de 26 anos, prometeu processar o banco Itaú após o gerente de uma agência localizada na Vila Mimosa, em Campinas, ter impedido o depósito de R$ 1.956 em moedas, na tarde desta quarta-feira (4). Silva afirmou que o valor era referente a um pagamento feito por uma empresa que recebia marmitas do restaurante de sua mãe. Ele precisava depositar o dinheiro para compensar um cheque que seria descontado. Silva chegou à agência às 14h e saiu de lá quase 17h. O depósito só foi realizado depois que a imprensa chegou.“O gerente disse que não iria fazer o depósito porque só recebia 200 moedas de cada valor e que eram normas do Banco Central”, disse. Ele ligou para a Polícia Militar e para o Procon, que comunicou que não havia limite de moedas para depósitos, apenas para pagamento de contas.“Na hora em que eles viram que a imprensa estava lá fora, eles começaram a se mexer e oito funcionários foram contar o dinheiro.” Silva ficou indignado com o tratamento recebido na agência, da qual é cliente há 11 anos. “Pretendo entrar com uma ação por danos morais. Foi um constrangimento muito grande. O gerente falou comigo na frente dos outros clientes que não iria receber meu dinheiro. Ele deveria ser mais informado e não negar o depósito. Em nenhum momento agi de má-fé.” Em nota, o Itaú informou que orienta pessoas que queiram apresentar grande quantidade de moedas para depósitos que as levem agrupadas em valores facilitados para conferência, evitando o manuseio demorado do dinheiro.