Mês de maio apresenta os números mais elevados de casos no ano, e eles ainda podem aumentar
A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto divulgou um boletim epidemiológico que aponta o mês de Maio com recorde em confirmações de casos de dengue na cidade.
Foram confirmados 4.405 infectados em maio, contra 4.274 confirmações em abril. No total do ano, a cidade já soma 12.245 casos da doença, com nove mortes. Três delas aconteceram em maio.
A Secretaria informou que os casos confirmados em maio não são, necessariamente, casos que apareceram no mês em questão. “Esses casos foram finalizados em junho, mas a doença pode ter começado em março, abril, maio”, explicou Teresinha Pachá, secretária-adjunta da Saúde.
Isso não significa, entretanto, que maio não terá aumento no número de confirmações, já que a cidade ainda tem 9.012 casos em investigação, de acordo com o boletim. “Assim que sai a confirmação, nós colocamos no boletim. Não esperamos os 60 dias”, afirmou Andreia Francesli Negri, gerente de doenças transmissíveis.
O gerente da vigilância ambiental do município, Abner Henrique de Souza, explica que, a partir de agora, a tendência é que os casos caiam. “A dengue pode acontecer o ano todo, mas, com o tempo frio, o ciclo de reprodução do mosquito demora mais tempo para acontecer, o que faz com que a incidência da doença seja menor”, disse.