INDAIATUBA

Defesa Civil interdita parte de casarão histórico

Chuva dos últimos dias provocou rachaduras perto da entrada principal do prédio

Da redação
15/02/2013 às 05:03.
Atualizado em 26/04/2022 às 04:31
Entrada do Casarão Pau Preto está interditada por causa de rachaduras (Divulgação)

Entrada do Casarão Pau Preto está interditada por causa de rachaduras (Divulgação)

O Casarão Cultural do Pau Preto, em Indaiatuba, foi parcialmente interditado pela Defesa Civil, sem data prevista para a liberação. A chuva dos últimos dias fez com que aparecessem rachaduras perto da entrada principal do prédio e na tulha, onde são realizadas as oficinas e eventos.

Com a interdição, o acesso ao casarão deve ser feito pela Biblioteca Pública Rui Barbosa. Já as aulas de desenho infantil passam a ser realizadas na sala de inclusão digital. As atividades na tulha estão suspensas.

O local é sede da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba — autarquia municipal criada em 1994, mas que começou a ser idealizada uma década antes, durante movimento de defesa do próprio casarão, então ameaçado de demolição. Além da biblioteca, abriga o Museu Municipal.

O casarão foi tombado como patrimônio histórico da cidade em dezembro de 2008. Sua construção data do início do século 19, entre 1810 e 1820, na época do ciclo da cana-de-açúcar, e é um dos raros remanescentes das edificações erguidas na cidade com a antiga técnica de taipa de pilão, o que torna o imóvel uma importante referência arquitetônica histórica e cultural. Na estrutura, também foram usadas pedras.

O patrimônio fica em um terreno de mais de 6,2 mil metros quadrados e tem um bosque formado por mais de cem árvores, algumas centenárias. As áreas em situação de risco permanecerão fechadas até que as secretarias de Planejamento Urbano e Engenharia, e de Obras e Vias Públicas façam uma análise e definam o que será feito para consertar o estrago.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por