MOTOR

De roupa nova

Repaginado por dentro e por fora, utilitário esportivo Renault Duster traz ainda novos recursos eletrônicos e multimídia Easy Link

Luís Cesar de Souza Pinto
16/03/2020 às 18:33.
Atualizado em 29/03/2022 às 17:13

Lançado em 2011, o Renault Duster foi um dos responsáveis pelo crescimento de vendas da marca francesa no Brasil, tendo alcançado a liderança no segmento dos utilitários esportivos, em 2012. Agora, quase dez anos depois, o modelo passa por uma extensa repaginada, por dentro e por fora. As mudanças também envolvem mais tecnologia e conectividade, além de aperfeiçoamentos mecânicos. O veículo chega em quatro versões: Zen, Zen CVT X-Tronic, Intense CVT X-Tronic e Iconic CVT X-Tronic.      De acordo com a Renault, o novo Duster não aproveitou nenhuma peça externa do modelo anterior. O visual robusto do utilitário esportivo foi  valorizado pela nova grade e parachoque dianteiro, que traz a nova assinatura visual da marca com luzes diurnas em led no formato de “C”. O para-brisa ficou mais inclinado e a “linha de cintura” mais alta reduziu a área envidraçada, criando um perfil dinâmico. O para-choque, a tampa do porta-malas e as lanternas em led também são novos. O interior do novo Duster passou por total reformulação. O painel foi completamente redesenhado, apresentando um novo console central, com novas saídas de ar, quadro de instrumentos e a nova central multimídia Easy Link, com uma tela de oito polegadas. De interface simples e intuitiva, a central possui leiaute personalizável e oferece espelhamento para celular por meio do Android Auto e Apple Carplay.   Para oferecer mais conforto, os bancos dianteiros também são novos. O assento recebe espumas mais longas e melhor apoio lateral, enquanto o encosto apresenta maior espessura e laterais maiores, além de novos apoios de cabeça e de braço. O novo Duster tem acesso por aproximação, partida por botão,  direção elétrica, controle e limitador eletrônico de velocidade. O veículo mantém o maior porta-malas da categoria, com capacidade de carga de 475 litros. Motor e câmbio foram mantidos O conjunto propulsor do novo Duster  permanece o mesmo mas com aperfeiçoamentos desenvolvidos a partir da tecnologia da Fórmula-1. O motor 1.6 SCe, com sistema start&stop gera de 118 cv (gasolina) a 120 cv (etanol) e força (torque) de 16,2 kgfm e atua combinado com câmbio manual de cinco marchas e CVT X-Tronic contínuo variável que simula seis velocidades virtuais. O novo Duster reúne ainda robustez e conforto para garantir boa performance tanto em percursos urbanos, no asfalto ou no fora de estrada. Com os maiores ângulos de entrada (30°) e saída (34°5’) do segmento e a maior altura do solo (23,7 cm), o Duster encara obstáculos com facilidade. O modelo também apresenta um aumento de 12,5% em sua rigidez torcional, se comparado à  anterior, o que permite encarar terrenos irregulares com tranquilidade.

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