LICENÇA

Dárcy Vera pede afastamento de dez dias para tratamento

Marinho Sampaio assume o cargo a partir desta sexta-feira; último boletim médico aponta "melhora clínica importante" da prefeita

Guto Silveira
16/05/2013 às 16:18.
Atualizado em 25/04/2022 às 15:57

A prefeita Dárcy Vera (PSD) ficará afastada do cargo por dez dias, para tratamento de saúde. O pedido inicial é de dez dias, mas pode ser ampliado de acordo com o comportamento do tratamento e da orientação dos médicos. O vice-prefeito Marinho Sampaio (PMDB) assume o cargo nesta sexta-feira (17).

A prefeita está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Luzia, em Brasília, desde a tarde de terça-feira (14), para tratamento de uma infecção urinária.

A prefeita foi à capital para participar de reuniões com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pela Frente Nacional de Prefeitos, mas passou mal por volta de 17h30, foi atendida pelo médico do Senado e encaminhada ao hospital.

O pedido de afastamento foi enviado pelo secretário da Administração, Marco Antônio dos Santos, e a prefeita já o assinou, no hospital, e o enviou por e-mail. Agora o pedido será entregue ao presidente da Câmara, Cícero Gomes da Silva (PMDB), para que ele emposse o vice-prefeito Marinho Sampaio.

Mas não há uma cerimônia de posse. “Como é um motivo de força maior e a prefeita não pode empossar o vice neste momento, a posse é dada pelo presidente da Câmara. Mas trata-se apenas de um ato formal de administração, para manter a regularidade do governo”, disse o secretário da Administração.

Na sessão desta quinta-feira, o presidente Cícero Gomes leu o ofício da prefeita e a resposta da Câmara, apontando que a licença já está prevista no artigo 68 da Lei Orgânica do Município e que fez a leitura apenas para dar conhecimento da informação aos vereadores e à população.

VISITAS E TELEFONEMAS

Com a melhora no quadro de saúde, de acordo com o último boletim médico, divulgado na manhã desta quinta-feira, a prefeita foi autorizada a fazer alguns telefonemas, apenas para familiares. Também recebeu a visita do deputado federal Newton Lima (PT-SP) e do ex-prefeito paulistano e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Os médicos, no entanto, proibiram novas visitas.

Segundo a assessora Amanda Martins, que acompanha a prefeita, Dárcy Vera telefonou apenas para o pai, Antonio Vera, a mãe, Inês Vera, e para os filhos Leandro, Melmoara e Vitória. A outra filha, Mônica, casada com o vereador Evaldo Mendonça (PR), o Giló, está no hospital acompanhando o tratamento da mãe.

BOA EVOLUÇÃO

Em boletim médico divulgado no final da tarde desta quinta, o Hospital Santa Luzia, de Brasília, informa que "a paciente Dárcy Vera apresentou melhora clínica importante nesta tarde". O boletim, assinado pelo médico responsável Marcelo Maia e pela diretora técnica Gabriela Miquelino, informa ainda que a pressão arterial está controlada. "Dárcy está consciente e orientada, sua pressão arterial está mantida sem ajuda de medicamentos. O quadro de choque séptico, apresentado no dia 15 de maio, já está controlado. A paciente continua em tratamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e não há previsão de alta".

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por