EM BRASÍLIA

Dárcy Vera apresenta melhora, afirma hospital

Prefeita teve medicação para controle da pressão retirada, mas deve continuar em UTI pelo menos até a noite desta quinta-feira

Gazeta de Ribeirão
faleconosco@rac.com.br
16/05/2013 às 12:07.
Atualizado em 25/04/2022 às 15:51

Boletim médico divulgado na manhã desta quinta-feira (16) pelo Hospital Santa Luzia, em Brasília, onde a prefeita Dárcy Vera (PSD) está internada desde terça-feira (14), informa que ela teve “melhora evolutiva em seu quadro clínico”.

Segundo o boletim, Dárcy teve sua medicação para controle da pressão arterial suspensa nesta manhã e apresentou, também, melhora da diurese. O boletim, assinado pela diretora técnica do hospital, Gabriela Miquelino, e pelo médico intensivista Marcelo Maia, termina dizendo que a prefeita segue sem previsão de alta.

Ela continua internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital, onde deu entrada na última terça com quadro de infecção urinária. Ela está consciente e respira sem necessidade de aparelhos, segundo o hospital.

A prefeita foi hospitalizada depois de passar mal durante uma reunião no Senado. Ela chegou a ser atendida pelo médico do local, que a encaminhou para o hospital. Quando foi atendida Dárcy apresentava um quadro de pressão sistólica baixa (menor que 90), frequência cardíaca alta, febre, com foco inflamatório presumido nas vias urinárias.

Na mesma noite, às 23h09, ela foi transferida para a UTI. Posteriormente, à 1h, foi constatada uma piora em seu estado clínico, com evolução para sepse (ou septicemia), apresentando pielonefrite (inflamação no rim).

O secretário municipal da Saúde, Stênio Miranda, chegou na tarde desta quarta-feira (15) a Brasília para acompanhar o atendimento a prefeita. Ele informou que ela está consciente, mas precisa se manter internada em observação e realizando exames que, em alguns casos demoram até 48 horas para se obter os resultados.

Stênio Miranda disse que pelo menos até na noite desta quinta-feira (16), a prefeita deve permanecer internada na UTI e ainda não se cogita a sua transferência para Ribeirão Preto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por