NA JUSTIÇA

Dárcy pede para ficar no cargo enquanto recurso é julgado

Prefeita e vice entraram com pedido nesta terça-feira (11); ela só deixa o cargo se ele for negado aqui e no TRE, em São Paulo

Guto Silveira
antonio.silveira@gazetaderibeirao.com.br
12/03/2013 às 21:00.
Atualizado em 26/04/2022 às 01:02

A defesa da prefeita Dárcy Vera (PSD) e do vice-prefeito Marinho Sampaio (PMDB) entraram nesta terça-feira (12) com recurso contra a decisão de primeira instância do juiz eleitoral Héber Mendes Batista que cassou o diploma dos dois e, consequentemente os seus mandatos. O recurso foi protocolado no fim da tarde pelo advogado Marcus Paulo Tonani.

Os advogados da prefeita, no entanto, não se pronunciaram sobre a medida, que deve pedir a suspensão da execução da sentença enquanto os dois recorrem ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). No escritório do principal advogado da prefeita, Ricardo Vita Porto, a informação era que as perguntas seriam respondidas por e-mail, mas os questionamentos foram enviados e não respondidos até por volta de 21h.

Também a assessoria de imprensa da prefeita não comentou a decisão nesta terça-feira. Na segunda-feira, tanto a prefeita quanto o advogado Vita Porto enviaram notas à imprensa informando que haveria recurso e que Dárcy Vera estava "tranquila" com a possibilidade de reforma da sentença de primeiro grau.

Agora, caso o juiz Héber Mendes Batista conceda o efeito suspensivo da sentença, prefeita e vice recorrem da decisão sem afastamento do cargo. Caso ele não conceda a suspensão, ainda é possível uma medida cautelar no TRE para a suspensão da execução. Apenas no caso de os dois pedidos serem negados é que a prefeita e o vice precisam deixar o cargo.

NA CÂMARA

Na sessão desta terça-feira da Câmara, apenas os vereadores Ricardo Silva (PDT) e Maurício Gasparini (PSDB) falaram sobre a sentença. Ricardo, por ser advogado, deu explicações técnicas e informou que apesar de a sentença ser de execução imediata, Dárcy e Marinho seguem nos cargos enquanto se defendem.

Já o tucano Maurício Gasparini disse ter certeza que nenhum dos 22 vereadores gostariam de ver a Administração Municipal passar por uma crise como esta. “O que me resta pedir é que Deus ponha a mão sobre Ribeirão Preto neste momento. Tenho certeza que o bem vencerá”, afirmou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por