Os vereadores de Ribeirão Preto aprovaram na sessão desta quinta-feira (28) a urgência especial de um projeto que permitirá à Prefeitura assinar convênio com o Governo Federal para implantação do programa “Crack, é possível vencer”.
Para garantir apoio ao projeto, a prefeita Dárcy Vera (PSD) telefonou para todos os vereadores, incluindo os de oposição, e teve boa receptividade pela importância da medida. “Eu disse a ela que sou oposição, mas não destrutiva e apoio os bons projetos”, disse o vereador Bertinho Scandiuzzi (PSDB), que costuma fazer muitas críticas à Administração Municipal.
De acordo com a justificativa enviada pela prefeita à Câmara, o projeto também tem por objetivo instituir no município o Comitê Local de Gestão do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras drogas, que pode planejar, implementar, monitorar e divulgar as ações relacionadas ao programa de combate ao crack. O programa prevê o atendimento nas regiões onde houver necessidade, no enfrentamento ao tráfico de drogas e organizações criminosas.
O convênio possibilitará a aquisição de equipamentos e implantação de unidades móveis de policiamento ostensivo, poderá contar com o apoio de universidades federais para a capacitação de profissionais e há a possibilidade de trabalho conjunto com a Polícia Federal, no combate ao tráfico e repressão ao crime.