Pronunciamento foi feito durante apresentação de obras do PAC II
A prefeita Dárcy Vera (PSD) elogiou o trabalho do governo federal, durante discurso na manhã desta terça-feira, durante a apresentação de projetos liberados para os municípios pela segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II). Ela afirmou que apesar de não pertencer ao partido que elegeu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff, o PT, tem recebido bom tratamento do governo. Um dos exemplo é que Ribeirão Preto deve receber mais de R$ 300 milhões para obras de mobilidade urbana, cujos projetos foram publicados ontem. Veja, a seguir, a íntegra do discurso:
Senhora presidenta Dilma Rousseff, ministros, prefeitos do Brasil.
O PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – é a iniciativa do Governo Federal que está transformando os municípios brasileiros, independentemente das cores partidárias que governam esses mesmos municípios.
No Brasil, é comum os governantes e prefeitos de partidos diferentes do Presidente da República, ou que não compõem sua base aliada, afirmarem que são esquecidos pelo Governo Federal na hora do repasse de recursos, implantação de programas sociais e até na ajuda para a solução de problemas que estes municípios enfrentam.
Sou prova de que atualmente esta história não passa de um mito.
Desde que assumi, em meu primeiro mandato, em 2009, a Prefeitura de Ribeirão Preto, município do Estado de São Paulo com mais de 600 mil habitantes, tenho vivenciado uma experiência totalmente diferente.
Penso que os prefeitos aqui presentes estão experimentando SENSAÇÃO E SENTIMENTOS semelhantes ao meu.
O governo Federal, primeiro com o ex-presidente Lula, e agora, com a presidenta Dilma Rousseff, tem implantado uma nova maneira de relacionamento com os Estados e municípios brasileiros, seja através de programas de inserção social e combate a miséria, seja na liberação de recursos, ou em obras que têm contribuído para dar dignidade e cidadania a milhões de brasileiros, como é o caso do vitorioso Minha Casa Minha Vida.
Ribeirão Preto é governada por um partido que não faz parte da base aliada do governo federal.
Fui eleita pelo DEM e hoje estou no PSD.
Mas isto não impediu que o governo federal contribuísse decisivamente para a viabilização de projetos que solucionassem problemas históricos do município.
As obras de combate às enchentes, executadas com recursos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento-, solucionaram um problema que há mais de cem anos causava enormes prejuízos sociais ao povo de Ribeirão Preto.
Hoje a correção e alargamento dos 2 mil e 800 metros do nosso ribeirão Preto, córrego que dá origem ao nome do município, é considerada a maior obra de engenharia da história da cidade.
Outros projetos que irão dar continuidade a essas obras e que previnem problemas futuros, deverão ser executados com os mesmos recursos do PAC.
O governo Federal pensa no Brasil, nos problemas dos municípios brasileiros, pensa na transformação da vida da população.
Agora, o PAC da Mobilidade Urbana vai auxiliar no crescimento e desenvolvimento ordenado das cidades brasileiras, foco das maiores preocupações dos governantes municipais.
O Brasil cresceu.
O Brasil mudou.
Seu povo melhorou de vida e adquiriu bens que até então eram sonhos de consumo.
O automóvel tomou conta das ruas.
As calçadas ficaram estreitas.
E os obstáculos naturais do relevo criam os grandes congestionamentos.
AS SOLUÇÕES NÃO CABEM NO BOLSO DOS MUNICÍPIOS.
Este novo projeto do governo Federal será novamente o marco diferencial da parceria do governo Dilma com as prefeituras do Brasil, na medida em que fornecerá os recursos necessários para equacionar a convivência do desenvolvimento com o homem.
Resta a nós prefeitos agradecermos a presidenta Dilma Rousseff pela sua sensibilidade, típica da mulher, da guerreira e da mãe que sabe o que seu filho precisa.
Em nome dos municípios brasileiros quero dizer MUITO OBRIGADA Dilma, pela sua coragem, determinação e visão estratégica para transformar este País em um Brasil cada vez melhor.
Bom dia.