No curso, os alunos aprendem sobre higienização, ética e tratamento dos hóspedes
Silvana Graciano Idalgo, de 46 anos, e sua colega Eliana Aparecida Pereira Balbino, de 43, anotaram atentamente cada detalhe do quarto, como a limpeza e disposição dos objetos. Tudo para não fazer feio na hora de organizá-lo, como se fosse para deixá-lo pronto para o próximo hóspede. Silvana e Eliana são alunas de Técnicas para Camareira, primeiro de uma série de cursos de capacitação gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Jacareí e o Sinhores (Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares). Ainda há vagas e as inscrições seguem abertas.
O curso está sendo realizado no Piazza Hotel. “Até que não é tão difícil. A gente só precisa ter mais prática, mas isso só trabalhando”, comentou Silvana, que já trabalhou nas áreas administrativa e industrial e pretende aproveitar as oportunidades que surgirem no ramo de hotelaria.
No curso, os alunos aprendem sobre higienização dos quartos, ética profissional e tratamento dos hóspedes, e também recebem informações gerais sobre o equipamento hoteleiro no contexto do turismo.
Com a chegada de dois grandes hotéis, o Ibis e o Sleep Inn, "Jacareí se tornou um polo de expansão”, disse o secretário, incentivando os participantes a aproveitar as oportunidades de trabalho que surgirão.
O curso de camareira termina na próxima sexta-feira (26). Para os demais (garçom, recepção para hotéis, pousadas e similares, higiene e manipulação de alimentos e qualidade e excelência no atendimento ao cliente) ainda há vagas. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3955-1933 (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) ou no site do Sinhores. É necessário informar os dados pessoais e o número do RG. As aulas são gratuitas e têm duração de até 40 horas.
Confira os próximos cursos e as datas (os locais – todos eles em Jacareí – serão divulgados no ato da inscrição):
- Técnicas para os serviços de garçom
5 a 16 de agosto, das 14h às 18h
Vagas: 35
Duração: 40 horas
Objetivo: o garçom é o profissional considerado, muitas vezes, o cartão de visita do estabelecimento. O participante do curso será treinado em técnicas, educação e boas maneiras, de forma a garantir um trabalho com qualidade e, acima de tudo, ele próprio satisfeito com sua função.
- Técnicas de recepção para hotéis, pousadas e similares
19 a 30 de agosto, horário a definir
Vagas: 35
Duração: 40 horas
Objetivo: proporcionar ao participante conhecimentos e prática da rotina de um hotel, evidenciando as técnicas e procedimentos da recepção.
- Higiene e manipulação de alimentos
20 e 21 de agosto, das 14h às 18h
Vagas ilimitadas
Duração: 8 horas
Objetivo: proporcionar conhecimentos sobre a legislação de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, segundo as exigências da Vigilância Sanitária. Contribuir para a melhoria da qualidade dos alimentos
- Qualidade e excelência no atendimento ao cliente
10 e 11 de setembro, das 18h às 22h
Vagas ilimitadas
Duração: 8 horas
Objetivo: proporcionar reflexão, inspiração e motivação para um bom atendimento, observando que o cliente é o melhor e mais confiável vendedor da prestação de serviços.