Publicado 05 de Agosto de 2021 - 17h17

Por Correio.com

Uma das obras da exposição Metropolis, promovida pelo Iguatemi Campinas a partir do dia 14 de agosto até 17 de outubro

Divulgação

Uma das obras da exposição Metropolis, promovida pelo Iguatemi Campinas a partir do dia 14 de agosto até 17 de outubro

O Iguatemi Campinas recebe, a partir do dia 14 de agosto até 17 de outubro a exposição “Metropolis”, unindo a obra de dois artistas premiados de renome nacional e internacional: Neno Ramos e Adhemir Fogassa. A mostra retrata a vibração das grandes cidades em suas cores e formas.

“A exposição é um convite para conhecer a trajetória desses dois artistas cosmopolitas que, embora sejam totalmente diversos no que produzem, trazem entre si a linguagem da vida nas grandes cidades, traduzindo em suas artes o cotidiano ao mostrar o lado poético e lúdico do dia a dia na vida urbana,” conta Sueli Pennone, curadora da mostra.

Os artistas

Neno Ramos começou a pintar profissionalmente em 1994, quando começou a trabalhar com a Pop Art, acompanhando os novos tempos e traduzindo suas reflexões com temas que nos conduzem à realidade, sem perder a beleza. Atualmente, é referência na Pop Art no Brasil e no exterior. Com um lado lúdico apurado, tem seu trabalho baseado em ícones, em imagens fotográficas e cenas do cotidiano. Além de artista, é ativista cultural, colaborando com o aumento da participação de artistas brasileiros em mostras e feiras de arte internacionais.

Ramos é delegado exclusivo no Brasil da Société Academique de Arts Sciences et Lettres (França), membro associado da Société Nationale de Beaux-Arts (França) e membro, conselheiro e correspondente no Brasil da Amitiés Internationales André Malraux (AIAM), também da França. Possui obras em vários espaços públicos, inclusive no acervo da AIAM e no Tenniseum - Museu de Roland Garros na França.

Adhemir Fogassa é escultor e produtor de maquetes arquitetônicas e traduz os espaços urbanos das grandes cidades em esculturas que ocupam desde grandes proporções em espaços públicos a menores, colocadas sobre pedestais para serem usadas em residências ou em espaços corporativos. Muito mais do que uma abundante produção de maquetes, cerca de 8 mil ao longo de 40 anos, Fogassa fez dessas peças verdadeiras obras de arte que o consagraram como o maior maquetista do mundo.

Reconhecidamente, a arte e a técnica de Adhemir Fogassa colocam-se como uma das causas atribuídas pela escolha do Brasil como sede para as Olimpíadas de 2016. Devido a uma liminar para que se estabelecesse a localidade dos jogos, Fogassa foi designado por membros do Comitê Olímpico Brasileiro para compor um modelo das possíveis instalações do evento no país. Graças à montagem de uma maquete executada dentro dos seus padrões artísticos, o trabalho externou com criatividade o perfil do Brasil, colaborando com a preferência e a escolha do Rio de Janeiro como sede olímpica.

SERVIÇO

Exposição “Metropolis”, de Neno Ramos e Adhemir Fogassa

Quando: de 14 de agosto a 17 de outubro de 2021

Horário: de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos e feriados das 12h às 20h

Onde: Espaço Cultural no primeiro piso do Shopping Center Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina, Campinas, SP)

Evento Gratuito

www.iguatemicampinas.com.br

 

 

Escrito por:

Correio.com