Alimentação correta, descanso e hidratação estão entre as dicas
O médico José Roberto Hansen: respeito aos limites do corpo (Rodrigo Zanotto/Especial para AAN)
Faltam três dias para a 17ª Corrida da Lua e é hora dos cuidados finais para realizar uma boa prova. Nos dias que antecedem a disputa, é indicado cuidar da saúde, alimentação e do descanso.
Na noite anterior à competição, que terá largada neste sábado (2), às 20h, procure dormir pelo menos oito horas, alimente-se sem exageros, mantenha a hidratação com cerca de dois litros de água por dia e evite experimentar alimentos aos quais não está acostumado. Bebida alcoólica e fumo também não devem ser ingeridos.
No sábado, opte por uma alimentação saudável e mais leve. Não esqueça de descansar pelo menos duas horas à tarde e não vá para a largada de estômago vazio. Faça uma refeição leve. Vale lembrar que o corredor deve chegar à Praça Arautos da Paz com no mínimo uma hora de antecedência para realizar alongamento e aquecimento.
Muitos corredores se animam na Corrida da Lua, que é patrocinada pela Seller, GVT, PUC e Medley, e tem realização do Correio Popular e Proworld, por conta do horário. Mas com temperaturas mais baixas à noite, o esportista pode pecar pelo exagero. “A temperatura certamente é um facilitador na prova. A possibilidade de desidratação é menor. O risco é que as pessoas acabem forçando mais, ultrapassando seus limites e aí é que podemos ter problemas graves”, comentou o coordenador de urgência do Samu de Campinas, José Roberto Hansen.
O médico também orienta como deve ser o procedimento em caso do corredor se sentir mal durante a competição. “Se for apenas cansaço ou tontura, parar imediatamente, sentar ou deitar. Melhorando, pode tentar continuar caminhando, mas se sentir mal novamente, parar e solicitar a equipe de apoio e saúde. A dor, vômito, tontura ou vista escura podem ser um aviso que se está ultrapassando o limite”, explicou.
Ao término da corrida, o especialista indica não parar abruptamente e sim caminhar por alguns minutos para que a temperatura do corpo abaixe gradativamente.