DICA

Cuidado com o cartão de crédito durante viagens

Seja em espécie ou plástico, cuidados com dinheiro e atenção com pertences podem evitar que um momento de lazer acabe em frustração e outras dores de cabeça, durante ou depois da viagem.

Turismo Correio Popular
05/06/2013 às 11:09.
Atualizado em 25/04/2022 às 13:23

Seja em espécie ou plástico, cuidados com dinheiro e atenção com pertences podem evitar que um momento de lazer acabe em frustração e outras dores de cabeça, durante ou depois da viagem. Cada vez maior é o número de viajantes internacionais e, proporcionalmente, maiores os gastos fora do país. Só neste ano, os turistas brasileiros já consumiram cerca de US$ 6 bilhões ao redor do mundo, o maior valor já registrado. No ano de 2012 o total das despesas no Exterior foi de US$ 5,380 bilhões.

Pela segurança, praticidade e comodidade, o cartão de crédito tem sido o preferido pelos viajantes. Ou seja, cartões de crédito, débito ou pré-pagos internacionais – ou travel money, como são conhecidos – são os mais escolhidos para pagar alimentação, passeios ou outras compras no geral.

Os recordes nos gastos dos brasileiros no Exterior impulsionaram também as transações com cartões de crédito lá fora. Em alguns casos, porém, problemas na hora de usá-los podem trazer inconvenientes para consumidores mais descuidados ou desavisados, como perda ou roubo, bem como bloqueios de compras e de saques para aqueles que não avisaram o banco, conferiram que o serviço estava disponível ou desbloquearam a função de compras internacionais. Além disso, ainda há possíveis surpresas com a fatura do cartão ao voltar da viagem – pela cobrança de taxas como IOF que chegam a de 6,8% – e valor do câmbio nas transações comercias em outros países ou moedas.

Para a CPP, empresa de serviço de proteção e assistência envolvendo meios de pagamento, a preocupação com segurança deveria seguir o mesmo ritmo desse crescimento. “Seja viajando a trabalho ou a lazer, o importante é se planejar e escolher com antecedência como se pretende pagar a conta, para evitar problemas de ordem prática ou financeira”, recomenda Cesar Lins de Medeiros, diretor-geral da CPP no Brasil.

Quanto ao dinheiro em espécie, ele continua sendo uma opção indispensável para o viajante, mas, novamente, sempre há o risco de roubo ou perda. Por isso, o cuidado redobrado com pertences e bens pessoais, como carteiras e bolsas é essencial. “A recomendação é que o dinheiro em espécie seja carregado em pouca quantidade, para taxis e gorjetas, e que o restante fique guardado em um cofre do hotel. Quanto aos cartões, recomenda-se levar pelo menos um consigo, guardado próximo ao corpo. Os demais podem ser levados somente quando necessários”, reforça Medeiros.

Além do cuidado com pertences no país estrangeiro, é preciso se precaver em aeroportos e rodoviárias, pois, segundo um estudo da CPP realizado em 2012, com 38%, estes locais foram apontados como os de maior vulnerabilidade, seguidos por restaurantes, cafés e afins (35%).

Para quem está viajando ou passeando, o que realmente incomoda é ter que cancelar os cartões e renovar a documentação em caso de roubo ou furto. De acordo com a referida pesquisa, quase 40% dos que vivenciaram tal experiência sinalizam que isso é bem pior do que perder o dinheiro (7%).

Dicas básicas de cuidados sugeridos pela CPP para as viagens:

- Avise o banco sobre a viagem antes de deixar o país, de forma que a instituição possa desbloquear uso internacional;

- Verifique o contrato de serviço e limite disponível para gastos antes de viajar;

-  Memorize as senhas e não as deixe guardadas no mesmo lugar que o cartão;

- Assine o verso do cartão, pois, em muitos países a leitura do cartão é feita apenas pela tarja magnética;

- Leve apenas o necessário na carteira ou bolsa: os cartões que realmente irá utilizar no dia ou durante a viagem;

- Quando aos documentos de identificação, leve apenas um com foto - já é suficiente;

- Não deixe o cartão fora da área de visão ao fazer uma transação, em locais públicos e preste atenção às pessoas que o rodeiam, sempre;

- Assegure-se da devolução do cartão depois de efetuar um pagamento e reveja os recibos quando o atendente lhe entregar;

- Em caixas eletrônicos ou nas maquinetas de cartão, mantenha a mão cobrindo o teclado quando digitar a senha;

- Tenha sempre anotado em seu celular ou em outro local além da carteira, o número do atendimento/assistência de seus cartões;

- Ao sentir falta do cartão ou mesmo desconfiar que sua senha tenha sido anotada por terceiros, entre em contato imediatamente com a central de atendimento da operadora ou seguro Assistência para efetuar a solicitação de bloqueio do serviço.

- Avise também as autoridades locais.

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