Linha 2014 do SUV da Honda também passa a oferecer apenas câmbio automático
O CRV 2013 tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem (Divulgação)
Sumido das revendas desde o último trimestre do ano passado, em razão da limitação das importações de veículos fabricados no México, o Honda CRV volta a ser vendido em maio no mercado brasileiro. O utilitário esportivo custará R$ 98.900, na versão LX 4X2, e R$ 114.900, na EXL 4X4. O modelo terá a tecnologia que dispensa o tanquinho de gasolina para partida a frio.
Além do motor Flex, o CRV 2013, tanto a versão LX quanto a topo de linha EXL só terá o câmbio automático. As duas configurações contam com motor 2.0 flex de 4 cilindros e 16 válvulas, que desenvolve 155 cv de potência a 6.300 rpm. O torque máximo é de de 19,5 kgf.m a 4.800 rpm com etanol. Quando abastecido a gasolina, são 150 cv de potência a 6.300 rpm, e torque de 19,3 kgf.m a 4.700 rpm.
O sistema que dispensa o tanquinho é acionado pelo controle da nova chave-canivete. Assim que o motorista destrava as portas, um conjunto de aquecedores entra em ação diretamente na linha de combustível tornando a temperatura do álcool, ideal para compor uma mistura ar/combustível pronta para entrar em combustão imediata.
A capacidade do tanque de combustível aumentou em 13 litros (passou a 71 litros), para compensar a autonomia nas situações em que se utiliza o etanol, explica a montadora.
Na lista de equipamentos, a versão LX incorporou alarme presencial e sistema Bluetooth, que permite ao motorista atender chamadas sem a necessidade de manuseio do celular e sem tirar as mãos do volante.
Jipe oferece ajuda na saída em rampa
Para evitar que o CRV desça em uma subida no intervalo que o motorista tira o pé do freio e coloca no acelerador, a versão EXL é equipada com o sistema HSA (Hill Start Assist). A tecnologia auxilia na subida mantendo acionado o freio por até três segundos, tempo suficiente para acelerar em rampas com inclinações maiores, sem que ocorra o recuo do veículo.
Outro diferencial na versão topo de linha é direção elétrica adaptável ao movimento que atua em conjunto com a tecnologia VSA (Vehicle Stability Assist), evitando possíveis instabilidades e tornando a condução muito mais segura.
O modelo ELX é equipado com seis air bags (frontal, lateral e cortina). As duas versões são equipadas com freios ABS.