Cada região da Suíça prepara a sua própria versão, com a batata cozida ou crua antes de ser ralada
A batata reina absoluta e chega à mesa em formas arredondadas, douradas, crocantes e muito saborosas. Assim é a Batata Rösti, que em suíço-alemão significa exatamente o que ela representa no prato: uma cor que vai do amarelo ouro ao levemente marrom e com crocância na medida certa para contrastar com o recheio suculento.
E assim são os pratos servidos nas duas unidades da Battataria Suíça em Campinas. Fundadas há nove anos, servem a Batata Rösti com diversos recheios. São mais de 30 opções, desde as com ingredientes vegetarianos até as incrementadas com carne, frango, camarão e bacalhau.
A receita original é muito antiga, quando o prato era consumido no com leite no café da manhã, em fazendas da Suíça. As receitas e métodos de preparação ganharam notoriedade pelo mundo e hoje é uma refeição presente em restaurantes, principalmente acompanhadas de carnes e embutidos. Ou como uma opção leve para o jantar, enriquecida com outros itens, como queijos, bacon e saladas.
Cada região da Suíça prepara a sua própria versão, com a batata cozida ou crua antes de ser ralada. Na Battataria Suíça as receitas são feitas com a batata cozida. Os frequentadores têm opções de uma batata pequena de aproximadamente 300 gramas que serve a uma pessoa numa refeição; ou a batata grande, com 500 gramas, que ganha muito mais recheio e serve até duas pessoas.
E cada opção pode ser incrementada com opcionais, como alho, cebola, milho verde, champignon, azeitonas, bacon e tomate seco e borda de mussarela. No almoço, o bufê de saladas é livre e o cliente escolhe entre 18 opções de recheios, com a direita a sobremesa. No jantar, o cardápio especial entra em cena e os ingredientes que não fazem parte do almoço são adicionados, como camarão, filet mignon e bacalhau.
Apesar de os sabores serem bem variados, as tradicionais de frango com catupiry ou de quatro queijos são as mais pedidas. As promoções completam o cardápio. Todas as terças-feiras, na compra de uma batata pequena, o cliente ganha outra de igual valor. Quem consome uma caipirinha ou uma caipiroska também recebe a segunda de graça. E os aniversariantes ganham um petit gateau de sobremesa em qualquer dia da semana. E nas noites de sextas-feiras e sábados o clima fica ainda mais aconchegante com a música instrumental ao vivo.
Foto: Battataria fica na rua Sampaio Peixoto, no Cambuí Battataria fica na rua Sampaio Peixoto, no Cambuí RECEITA
ENDELBERG
Serve duas pessoas
500g de batata
100g de mussarela de búfala
4 tomates secos
4 folhas de manjericão
40 gramas de azeitonas pretas
PREPARO
Cozinhe as batatas inteiras e sem casca, até o ponto que não fique muito mole para serem raladas. Coloque 250 gramas das batatas já raladas numa frigideira arredondada, com um fio de óleo. Forme camadas com a mussarela de búfala, os tomates secos, as folhas de manjericão e as azeitonas pretas. Cubra com mais 250 gramas de batatas raladas e use uma segunda frigideira, também em formato redondo para ir passando de uma para a outra até dourar a batata.
Sirva acompanhada de salada.
SERVIÇO
BATTATARIA SUÍÇA
Rua Sampaio Peixoto, 297, Cambuí, f. (19) 3254-1122
De segunda a sexta-feira, das 11h às 15h. De segunda-feira a domingo a partir das 18h.