SERTÃOZINHO

Cristo Redentor será içado nesta quarta

Com 57 metros de altura e 36 toneladas, obra será uma das maiores do mundo

Da redação
24/04/2013 às 05:04.
Atualizado em 25/04/2022 às 19:04
Cristo Redentor tem 57 metros de altura e pesa 36 toneladas (Cedoc/RAC)

Cristo Redentor tem 57 metros de altura e pesa 36 toneladas (Cedoc/RAC)

O Cristo Redentor de Sertãozinho será içado nesta quarta-feira (22). A empresa responsável pelo serviço vai iniciar os procedimentos no início da manhã. A operação de preparo do guincho e amarras dos cabos de sustentação demanda cuidados especiais e, por isso pode haver uma certa demora no trabalho de colocação da estátua em cima do pedestal, que é uma espécie de mirante circundado por escadas. A previsão inicial dos engenheiros é começar a tirar o Cristo do chão por volta das 8h.

O monumento do Cristo Redentor de Sertãozinho é composto por um pedestal que tem 39 metros altura, e a escultura, feita de aço revestida por uma tela e argamassa de concreto, mede 18 metros. Dois artistas plásticos mineiros, Marcos Moura e Genésio Moura, são os autores da obra.

Ao todo, com 57 metros, será um dos 10 maiores monumentos do mundo. O Cristo Redentor do Rio de Janeiro mede 38 metros. E assim como o carioca, o Cristo de Sertãozinho também vai abraçar a cidade e estará com os braços voltados para a torre da Igreja Matriz.

Para levantar a estátua, que pesa aproximadamente 36 toneladas, um guindaste especial fará o levantamento do Cristo. Será uma operação de engenharia de alta complexidade e que requer muita atenção e técnica.

O guindaste que fará o trabalho tem capacidade para levantar até 500 toneladas e possui em sua estrutura uma lança telescópica (“braço”) que atinge até 80 metros.

Histórico

A obra foi iniciada em 2008, no último ano do segundo mandato do Prefeito Zezinho Gimenez (PSDB), mas um ano depois a construção foi paralisada por conta do cancelamento do contrato com a empresa responsável pela execução do serviço. Nesta etapa da obra foram gastos cerca de R$ 1,2 milhão.

Em 2011, a construção do parque do Cristo, que compreende todo fechamento da área, construção de estacionamento, lanchonete e banheiro, foi retomada com recursos do Governo Federal na ordem de R$ 1,7 milhões. Já, em 2012, foram iniciadas as obras de reforço da estrutura da base de sustentação da estátua (pedestal), etapa essa também sendo paga com verba da União.

Mesmo com dinheiro disponível, a administração anterior acabou não conseguindo concluir a obra e ainda deixou de efetuar alguns pagamentos referentes às últimas medições, surgindo atrasos no cumprimento dos prazos dos trabalhos conforme anteriormente previstos.

O ex-prefeito da cidade, Nério Costa (PPS), que foi vice de Zezinho Gimenes entre 2005 e 2008, afirma, no entanto, que a o projeto tinha incorreções que tiveram que ser corrigidas durante a sua gestão, em uma complicada obra de engenharia, principalmente para suportar ventos de alta velocidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por