Quase no fim do mês de maio, estudantes da rede municipal ainda não receberam kits
Kits do material escolar devem ser entregues ainda no primeiro semestre (Divulgação)
O mês de maio já termina nesta sexta-feira (31) e as crianças da rede municipal de Praia Grande, no litoral, continuam sem uniforme e material escolar, que deveriam ser entregues logo no início do ano letivo. De acordo com Dirce de Souza Lima, moradora do bairro Vila Sonia, a neta Alessandra, de 10 anos, que está na quarta série na E.M. Antonio Peres, já teve até que voltar para casa pois estava sem a camiseta correta.
"O problema é que o uniforme do ano passado já está muito pequeno. A saia então nem se fala. Criança cresce muito rápido. O jeito foi conseguir emprestado uma camiseta de uma amiga para que isso não acontecesse mais. A gente cobra da prefeitura, mas ninguém nos fala nada", conta Dirce.
Já o material escolar é outro problema. "A nossa sorte é que a avó dela de São Paulo ajudou e mandou dinheiro para comprar os materiais, mas muitas crianças daqui do bairro não têm condição. A gente mesmo já está tendo que improvisar. O caderno, por exemplo, está acabando. O jeito foi pegar as folhas em branco de cadernos antigos e juntar no que ela está usando", afirma.
Explicação
De acordo com nota da prefeitura, a previsão é que os alunos recebam o material neste semestre. Os kits em atraso incluem cadernos e acessórios como lápis, borracha e apontador. Já a entrega dos uniformes ainda continua sem definição nenhuma.
"Os trâmites burocráticos que envolvem o processo de licitação do material escolar demandam tempo e sofrem atrasos, principalmente quando alguma empresa apresenta questionamentos referentes ao edital, ocasionando a suspensão do pregão. Após um período de paralisação e análise do Tribunal de Contas, o processo foi liberado e está novamente em andamento", diz a nota.
Na nota, a prefeitura ainda diz que, em relação à entrega dos uniformes, o processo licitatório também sofreu suspensão (pela mesma razão dos materiais) e agora está em andamento. A previsão para a entrega dos uniformes ainda será definida.
O kit não inclui livros didáticos, que já estão sendo usados pelos alunos desde o início do ano (são concedidos gratuitamente por meio do PNDL, do Governo Federal).