CAMPINAS

Criança engasga com pipoca é salva por telefone

Confira as orientações do coordenador do Samu do que se deve fazer

Da redação
27/02/2013 às 14:11.
Atualizado em 26/04/2022 às 02:59
Problemas de engasgo podem ser resolvidos com duas manobras básicas, explica o coordenador do Samu, José Roberto Hansen (Rodrigo Zanotto/Especial para AAN)

Problemas de engasgo podem ser resolvidos com duas manobras básicas, explica o coordenador do Samu, José Roberto Hansen (Rodrigo Zanotto/Especial para AAN)

Uma criança de 1 ano se engasgou com pipoca e perdeu a respiração. Ela foi salva por telefone na tarde de terça-feira (26), em Campinas.  Às 16h51, Simone dos Santos Batista, de 24 anos e mãe da pequena Tifany, ligou para o Serviço Móvel de Urgência (Samu) e recebeu instruções do médico Denílson Oliveira. Tifany estava na casa da avó paterna, Maria Laura Batista.

“Não sei nem como agradecer, as informações que ele passou. Salvaram a vida da minha filha”, conta a Simone. Segundo ela, o 192 foi o primeiro telefone que lhe veio à mente. “Estávamos comendo pipoca na casa da minha sogra, quando Tifany se engasgou. Tentamos de toda forma desafogá-la, mas só com a orientação do médico ela voltou a respirar, conta a moradora do Campo Belo.

Segundo Simone, o marido Antonio Francisco Batista Alves, que é vigilante e também tem noções de primeiros-socorros, segurou a filha enquanto ela passava as instruções recebidas pelo médico. "Tudo aconteceu em menos de 10 minutos e quando ela chorou e que respiramos aliviados".

Depois disso, uma ambulância levou a menina até Hospital Ouro Verde, onde segundo a mãe, passou por exames clínicos e foi liberada.  "Estou muito agradecida. Se não fossem as pessoas, acho que minha filha teria morrido", finaliza Simone.

Dicas

Os problemas de engasgo podem ser resolvidos com duas manobras básicas, explica o coordenador do Samu, José Roberto Hansen. A primeira consiste em colocar a criança de bruços sobre a coxa de quem estiver prestando o socorro e dar tapas leves nas costas. “Ela deve ficar com a cabeça para baixo para facilitar a entrada de ar”, ensina.

A segunda manobra é a de Heimlich. “Nesta situação é preciso colocar criança deitada com a barriga para cima e apertar forte o estômago para jogar o ar que está dentro do estômago e, dessa forma, eliminar o bloqueio. Para localizar a região correta, basta medir dois dedos abaixo do tórax”, afirma Hansen.

Com informações de Shana Pereira 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por