Diversificação da malha aérea nacional tem ajudado o setor a crescer em passos largos
O brasileiro está viajando mais. Não somente para destinos internos, mas também para outros países. E para desenvolver o turismo brasileiro e levar os viajantes a conhecerem melhor o País, o Ministério do Turismo (Mtur) aposta na força do mercado interno de viagens. Isso já vem dando resultados e os números são positivos, segundo mostra a Sondagem do Consumidor — Intenção de Viagem, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em sete capitais.
A pesquisa aponta que cresceu o número de brasileiros dispostos a viajar nos próximos meses. O resultado do mês de abril, com 28,3% de respostas positivas, é o melhor do ano e reafirma a preferência da maioria: 48,2% optam por viagens dentro do Brasil.
Um dos motivos para o número maior de viagens é a diversificação da malha aérea. Somente no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, o movimento no primeiro trimestre desse ano foi de 2,268 milhões de embarques e desembarques, um crescimento de 6,38% frente ao período de janeiro a março do ano anterior. O recorde de passageiros — domésticos e internacionais — foi creditado a três fatores: renda da população, elevação da oferta de voos e investimentos em infraestrutura no aeroporto.Foram 29,7 pousos e decolagens nos primeiros três meses do ano.
Na pesquisa do Mtur, pouco mais de 21% dos entrevistados manifestaram intenção de viajar para o Exterior. Isso mostra aumento expressivo no nível de indecisão em relação ao destino da viagem, que foi de 30,4%, o maior do ano, e bem superior aos 3,3% registrados em abril do ano passado. O ministério aponta que esse é um ponto que deve ser tratado com atenção por agências e operadores de viagens.
De acordo com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, mais de 40 milhões de brasileiros foram incorporados ao mercado de consumo e, por isso, a pasta está criando condições para que essas pessoas viajem cada vez mais. Ele apontou os investimentos do Mtur em obras de infraestrutura, em qualificação profissional e em políticas para aumentar a competitividade do turismo nacional, como medidas importantes para que o objetivo seja alcançado. A sondagem é realizada mensalmente e revela que a os dados positivos em relação ao desejo dos brasileiros cresceu também no comparativo com abril do ano passado, de 24,7% para os atuais 28,3%.
Os destinos mais desejados pelos brasileiros continuam sendo os estados da região Nordeste, com 46,4% das preferências, seguido do Sudeste, com 24,6%, e do Sul, com 21,6%. O estudo realizado pela FGV ainda avalia a perspectiva de viagens num período de seis meses e é realizada nas seguintes cidades: Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP), com duas mil pessoas.