DE VOLTA À NATUREZA

Coruja ferida recebe tratamento é devolvida à natureza

Espécie dificilmente surge na área urbana

18/07/2013 às 19:31.
Atualizado em 25/04/2022 às 08:20

Agentes do Centro de Controle de Zoonoses, de Hortolândia, resgataram uma coruja da espécie coruja-das-torres, também conhecida como “coruja branca” ou “rasga mortalha”. O animal ferido, foi localizado por um morador do Jardim Santa Fé no dia 12/07, que acionou o CCZ para a captura do bicho.

Ferido, o animal recebeu cuidados necessários no próprio Centro e após avaliação do veterinário, foi solto em uma zona de vegetação apropriada, onde, de acordo com Hibraim Almeida, coordenador do CCZ, poderá alimentar-se facilmente.

Fora da área urbana.

 

De acordo com informações do CCZ, a coruja-das-torres tem hábitos silvestres e raramente surge na área urbana. A hipótese é que a ave estivesse na área de preservação próxima ao bairro.

De característica solitária, a coruja permanece durante o dia em árvores, rochedos, forros ou sótão de casas, torres de igreja e outros pontos altos. Geralmente, depois de fazer ninho, ela não sai da região onde está instalada.

A captura e cuidados de animais silvestres feridos é uma das atribuições do CCZ, que pode ser acionado pelo telefone (19) 3897-5974.

Disk-Bicho: 

 A Prefeitura de Hortolândia também mantém o serviço Disk-Bicho, pelo telefone (19) 3845-1149. Por meio deste número, a população pode relatar a existência de animais silvestres em algum ponto da cidade, como situações de convivência periódica ou habitual com gambá, tatu, mão-pelada, lobo guará, tamanduá, jaguatirica, jibóia, coruja, tucano, dentre outras espécies. O objetivo é montar um banco de informações sobre ocorrências, encontros e observações de animais silvestres, com um levantamento sobre a fauna da cidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por