INSEGURANÇA

Correios cancela entregas em seis bairros de Santos

Medo da violência faz carteiros suspenderem parcialmente os serviços

Nara Assunção
igpaulista@rac.com.br
04/03/2013 às 17:29.
Atualizado em 26/04/2022 às 02:21

Sensação de insegurança deixa carteiros apreensivos nas ruas (Cedoc/RAC)

Os carteiros suspenderam parcialmente as entregas em seis bairros de Santos. Na lista estão o Morro do São Bento, Vila Progresso, Saboó, Caneleira, Rádio Clube e Ilhéu Alto. O motivo, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos, é o grande número de assaltos que têm acontecido nestes locais.

A medida afeta os moradores, que precisam ir buscar as encomendas nos postos de distribuição dos Correios. Praia Grande, Guarujá e São Vicente também registram este tipo de ocorrência todos os dias. De acordo com o presidente do Sintect Santos, Francisco Nunes, em Praia Grande, por exemplo, foram registrados cerca de 40 ocorrências em um mês. Em Santos, segundo Francisco, o número é menor, porém os trabalhadores ficam apreensivos da mesma maneira pela onda de assaltos no trajeto da entrega. 

Além disso, o Sintect Santos divulgou que 20% dos 500 carteiros que cobrem a região do Vale do Ribeira até Bertioga estão afastados dos serviços por problemas psicológicos pós-assaltos.

Em nota, a assessoria de imprensa dos Correios informou que, assim como em outras empresas, os trabalhadores são vítimas dos problemas relacionados à segurança pública. A empresa desenvolve parcerias com os órgãos de segurança e adota medidas preventivas, como gerenciamento de risco, monitoramento e rastreamento de veículo, escolta ou entrega interna. Os Correios também oferecem acompanhamento médico e psicológico aos empregados vítimas de assalto. Por questão de segurança, não são divulgadas estatísticas sobre o assunto, nem detalhamento das ações preventivas em andamento.

Paralisação

"A falta de segurança é apenas um dos problemas dos trabalhadores, que também não possuem condições adequadas de trabalho", explica Francisco Nunes. De acordo com ele, uma paralisação da categoria está marcada para esta quinta-feira (7). "A paralisação será apenas em alguns setores. O objetivo é reivindicar melhores condições de trabalho", ressalta. Os trabalhadores se reunirão para manifestação em São Vicente, na Praça do Correio.

Outros casos

Na semana passada, os carteiros da região de Campinas anunciaram a paralisação das entregas em 132 bairros da cidade, também alegando falta de segurança. Mas a paralisação foi de apenas um dia. Em fevereiro, Sumaré também enfrentou o problema.

Veja também

Violência suspende entregas dos Correios em Sumaré Empresa cancela entregas em 14 bairros após onda de roubos a carteiros Correios cancela entrega de Sedex em 132 bairros Violência contra carteiros motivou decisão de empresa, que pede mais segurança

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por