Visual novo, mas principal mudança foi a implantação do sistema de injeção eletrônica
Moto está com visual e sistema de injeção mais modernos (Osvaldo Furiatto Jr./AAN)
Durante quase três anos os motociclistas brasileiros apaixonados pela Honda NX 400 Falcon ficaram órfãos do modelo, que deixou de ser comercializado no Brasil em 2009 por não atender as exigência do Promot 3, que são as regras para emissão de poluentes pelos veículos. Mas o modelo de sucesso continuou a ser exportado e de tanto o mercado reivindicar, a fabricante japonesa fez as modificações necessárias e o modelo produzido em Manaus voltou a ser vendido no País.
A felicidade só não é maior por conta do valor que o modelo é comercializado, com preço sugerido pelo fabricante de R$ 18.900, que é justificado pelas melhorias que a Falcon recebeu. E mesmo com esse preço, ainda é um modelo acessível para quem tem uma moto de 250cc ou 300cc e planeja fazer um up-grade sem grandes investimentos.
Farol teve pequena mudança no formato em relação ao modelo anterior
A principal mudança foi a injeção eletrônica, por isso, o nome foi alterado e ganhou a letra “i” (NX 400i). O emblemático apelido de Falcon foi mantido.
O motor continua o mesmo, mas perdeu quase dois cavalos de potência (30.6cv caiu para 28,7 cv no modelo 2013) e ganhou seis quilos e hoje pesa 158 kg a seco (sem óleo, nem combustível).
Mas principalmente na rua o piloto acostumado com o modelo com carburador vai sentir pouco a diferença, pois a injeção eletrônica deixa a Falcon com respostas mais rápidas e a moto é esperta como sempre no trânsito urbano.
Novas formas mais modernas
Já na estrada, foram mais de 600 quilômetros percorridos durante a avaliação e a Falcon continua excelente para um passeio em que a proposta seja aproveitar a paisagem.
Se o desempenho do motor de 397 cm³ com apenas um cilindro e refrigeração a ar não é excepcional, o conforto compensa sem causar nenhum prejuízo ao condutor e mesmo à garupa. O banco é grande e bastante confortável e anatômico. O câmbio de cinco marchas também é bem similar ao anterior, com mudanças de marchas macias e justas e o escalonamento longo.
Freio a disco na traseira foi mantido
Apesar do conjunto de suspensão estar um pouco mais curto em relação ao modelo anterior, a suspensão continua longa na dianteira e o confortável sistema monochoque na traseira passam muito eficientes.
Além disso, a ciclística torna a pilotagem muito agradável. A moto muda de direção sem esforço e a posição ereta dos passageiros não castiga muito do corpo, mesmo depois de muitas horas sobre a moto.
Motor continua confiável e ganhou a injeção eletrônica de combustível
A aparência parece a mesma, mas o design foi atualizado e a moto ganhou novas linhas. A primeira diferença é percebida no escapamento, agora com catalizador, que ganhou novo formato e adornos.
Paralama, semi-carenagem e laterais ganharam vínculos em seus desenhos e um ar mais moderno. Na traseira, o desenho da lanterna está mais atual e ganhou um bagageiro integrado. O tanque tem capacidade para 15,3 litros.
Bagageiro integrado ficou melhor
O painel da NX 400i 2013 é todo digital com conta-giros em barras, velocímetro, hodômetros total e dois parciais, marcador de combustível e as luzes espiãs.
O modelo está disponível nas cores vermelha, prata e preto fosco.
PONTO NEGATIVO: o preço da Honda NX 400i Falcon ficou salgado e pesa na hora de avaliar o custo-benefício do modelo, que apesar de muito confiável, já se mostra ultrapassado.
PONTO POSITIVO: a Falcon é extremamente prazerosa de pilotar, principalmente no trânsito mais congestionado. Fácil de manobrar e respostas rápidas do motor.