PIRACICABA

Corpo de bombeiros fará campanha contra incêndio

Brigadas vão fiscalizar terrenos que estão sem cuidado e facilitam a criação de focos de incêndio

Ana Cristina Andrade
05/05/2013 às 05:17.
Atualizado em 25/04/2022 às 17:41
Área de lazer da Rua do Porto foi alvo de incêndio na semana passada; combate demorou mais de uma hora (Antonio Trivelin)

Área de lazer da Rua do Porto foi alvo de incêndio na semana passada; combate demorou mais de uma hora (Antonio Trivelin)

O 16° Grupamento de Bombeiros, sediado em Piracicaba, atendeu no ano passado 241 ocorrências de fogo em mato em toda sua área de abrangência - Piracicaba e região. Para que esta situação não se repita, a corporação já está se preparando para mais uma campanha denominada “Operação corta-fogo”, que acontece de 1° de junho a 31 de outubro.

É um período, segundo o tenente Alexandre Garcia, comandante dos Postos de Bombeiros de Piracicaba, em que homens do serviço administrativo foram equipes e vão a campo caso os registros de fogos em matos saiam do controle.

Brigadas de incêndio como a da prefeitura local auxiliam os bombeiros nesta época, mas para este ano está sendo enviado convite ao Pelotão Ambiental para atuar, principalmente, na fiscalização dos terrenos que estão sem cuidados. “Muitos proprietários deixam de podar galhos, aparar gramas e de cortar o mato. Aí as pessoas, que mantêm a cultura de limpar terrenos ateando fogo, fazem isso e complicam a vida das pessoas”, declarou.

Na semana passada, de acordo com o tenente Garcia, o fogo devastou cerca de 1.000 metros de uma área próxima do Hospital Unimed, no bairro Morumbi, fez com que a fumaça atingisse alguns leitos e prejudicasse o estado de saúde das pessoas.

“Foi uma hora de combate só naquela área, mas o problema foi o que já estava queimando, pois tivemos de fazer rescaldo”, explicou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por