O Pacific Boychoir, que celebra 25 anos de fundação, realiza turnê pelo Brasil
Uma rara oportunidade para conhecer o trabalho vocal de um dos mais importantes coros de meninos dos Estados Unidos. Em sua turnê brasileira, o coro Pacific Boychoir Academy, que comemora 25 anos de atividades, faz apresentação única em Vinhedo nesta terça-feira (2), na Paróquia Sant’ana.
O grupo foi criado em 1988 em Oakland, costa Oeste dos Estados Unidos, por Kevin Fox, cantor e um dos poucos diretores do coro de jovens adolescentes americanos.
Fox é formado em música pela Universidade de Wesleyan, em Connecticut, onde recebeu o Prêmio Lipsky por seu excepcional desempenho acadêmico. Estudou música na Universidade de Oxford e regência coral no Westminster Choir College em Princeton. O grupo que começou sua trajetória com seis meninos, hoje soma sete diferentes coros, formados por cerca de 170 meninos e jovens com idades entre 4 e 18 anos.
Em seu currículo o grupo acumula apresentações sob direção de maestros como Michael Tilson Thomas, Kurt Masur, Gustavo Dudamel e Charles Dutoit e um repertório amplo que inclui obras de Britten, Karl Orff, Wagner, Gustav Mahler, Liszt, Mendelssohn e Berlioz. No Brasil, o Pacific Boychoir chega com 60 de seus integrantes que cantam à capela (sem acompanhamento musical) obras de Mendelssohn, Wood, Rachmaninoff, Fauré, Byrd, Victoria, Mozart e spirituals da tradição americana.
O coro faz turnê pelo estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. “Esta é a segunda turnê no coro no Brasil. As apresentações integram uma série de concertos programados por nossa empresa (Artinvest e Cantinela Produções)”, informa Antonio Ribeiro, produtor da turnê brasileira. Em São Paulo, os meninos tinham apresentação agendada para ontem no Museu de Arte de São Paulo (Masp), hoje em Vinhedo e depois seguem para Franca.
O Pacific Boychoir tem vários CDs lançados — entre eles, dois álbuns dedicados a Gustav Mahler que ganharam prêmios Grammy, respectivamente em 2004 e 2010, como Melhor Álbum Clássico e Melhor Performance Coral.
As apresentações, que integram a série Concertos no Estado de São Paulo, têm programa com spirituals (músicas com influência de cantos religiosos) e clássicos do repertório coral. A turnê tem patrocínio do Ministério da Cultural por meio da lei Rouanet.
Agende-se
O quê: Coro Pacific Boychoir Academy
Quando: Terça-feira (2), às 20h
Onde: Paróquia de Sant’ana (Praça Sant’Ana, s/nº, Centro, Vinhedo, fone: 3886-1972)
Quanto: Entrada franca