Especialista dá dicas de como mudar de emprego sem deixar seu chefe descontente
É normal um candidato participar de um processo seletivo ainda empregado. E uma dúvida muito comum neste momento é: como proceder junto à empresa na qual o candidato ainda está trabalhando. Alguns preferem mentir, enquanto outros preferem contar aos chefes sobre o processo.
O fato é que não existe uma regra e contar ou não vai depender de alguns fatores. Alguns profissionais ficam com medo de que haja algum tipo de represália ou desconfiança por parte do atual empregador. Por isso, contar ou não depende, primordialmente, da sua relação com o seu empregador.
"A decisão de contar ou não ao seu empregador da sua participação em outros processos seletivos é atrelada ao estilo da sua relação com seu gestor e à cultura da empresa na qual você trabalha hoje. A transparência é sempre bem-vinda, mas é preciso conhecer como sua comunicação será recebida no ambiente organizacional no qual você se encontra", explica Marcelo Cuellar, especialista em Recursos Humanos.
"O mais importante durante qualquer processo seletivo é você ser verdadeiro com você mesmo. Não faz sentido entrar em um processo seletivo e dar continuidade nele se você no fundo não quer sair da empresa", completa. "E se você for sair mesmo, também é importante sempre sair com as portas abertas e não deixar nenhum 'esqueleto dentro do armário' para quem for lhe suceder na posição que você está deixando".
LEIA TAMBÉM: