TENDÊNCIA

Consumo on-line feminino já representa mais da metade no Brasil

Números mostram que no setor de novos entrantes as mulheres lideram o ranking

Bianca Pissardo
20/03/2013 às 09:11.
Atualizado em 25/04/2022 às 23:38

De acordo com dados recentes de uma pesquisa realizada pela e-Bit, o perfil do consumo virtual no Brasil é praticamente empatado entre homens e mulheres, mas há uma diferença. Em se tratando de novos entrantes, ou seja, consumidores que compram pela primeira vez na internet, as mulheres lideram. São 56,7% de mulheres contra 43,3% de homens.

Para se ter uma ideia, o Brasil está em quarto lugar no ranking mundial de mulheres conectadas, segundo recente pesquisa do Ibope. Desta lista, o crescimento da participação feminina, nos últimos dois anos, foi de 93% enquanto a masculina foi de 61%.

Isso mostra a tendência de vendas e-commerce no Brasil atualmente, que tem como principal alvo as mulheres.

O dia a dia e a praticidade do e-commerce

Muitos fatores podem ter influenciado a presença feminina na internet e sua ascensão, principalmente nas compras on-line.

Hoje em dia, as mulheres têm se desdobrado em diversas atividades em casa e no trabalho, fazendo com que o seu tempo fique escasso para afazeres cotidianos como fazer compras no supermercado ou até comprar um presente de aniversário.

Algumas lojas físicas têm se atentado à isso e oferecido o meio virtual para que essas mulheres possam consumir.

Supermercados como o Pão de Açúcar e lojas de departamento como a Americanas já aproveitam há algum tempo deste fenômeno feminino na internet, inclusive oferecendo o serviço mobile para maior praticidade dos consumidores.

Dados

Pesquisa realizada pela e-Bit mostra que 54% dos e-consumidores que utilizam o pagamento via débito na internet são as mulheres. Para os novos entrantes o número é ainda maior: são 57% de mulheres fazendo pagamentos em débito via web.

Já o comércio eletrônico no Brasil faturou, somente em 2012, mais de 22 bilhões de reais. Isso mostra um aumento de 20% em comparação ao ano anterior, quando registrou 18,7 bilhões.

A satisfação do consumidor brasileiro também está em bom nível. Foi registrado 86% de satisfação contra 85% do padrão americano.

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