CAMPINAS

Conservatório promove semana de imersão na música

Carlos Gomes realiza vivência que incentiva a formação de orquestras

Delma Medeiros
delma@rac.com.br
09/07/2013 às 17:45.
Atualizado em 25/04/2022 às 09:19

Uma semana de imersão no universo orquestral. Esta é a proposta do Conservatório Carlos Gomes (CCG), de Campinas, com o projeto Semana de Orquestra para Jovens Músicos, que prevê aulas de instrumento, ensaio de naipes, iniciação à leitura de partituras (para os principiantes), ensaio de orquestra e apresentações musicais. “Desde que iniciei meu trabalho no Conservatório, minha grande meta sempre foi uma só — a Orquestra, que é, com certeza, a melhor escola de música para qualquer criança”, diz a diretora do CCG, Léa Ziggiatti Monteiro.

Para reforçar o programa do Conservatório, que mantém uma orquestra do curso técnico, a direção da escola resolveu promover uma vivência intensiva nos estudos de instrumentos, música e ensaios. “O objetivo é incentivar a formação de orquestras e prepararmos, para o próximo ano, nosso próprio Festival Juvenil de Inverno”, afirma Léa.

Para coordenar o projeto, o CCG está trazendo Fernando Ortiz, um jovem maestro, nascido em Lima (Peru) e formado em regência no Chile. “Ele é extremamente talentoso, carismático e tem o dom de entusiasmar as pessoas. Depois da formação no Chile, fez um estágio na Venezuela, junto ao fenômeno Dudanel (Gustavo, regente da Orquestra Simon Bolívar, da Venezuela), que comanda como ninguém qualquer agrupamento de músicos”, avalia.

“Fiquei realmente impressionada com a força magnética de Fernando Ortiz, com seus negros cabelos revoltos e sua determinação de aceitar desafios para montar orquestras nas cidades vizinhas com qualquer músico que tenha vontade de enfrentar o mundo com os sons dos seus instrumentos”, diz Léa, citando que atualmente Ortiz, que mora em Piracicaba, coordena uma orquestra de jovens na vizinha Santa Bárbara d’Oeste. “Todos nós do Conservatório sentimos a força e a vontade desse jovem regente de fazer coisas grandes”, reforça.

Segundo Léa, o maestro propôs uma semana de música e de magia, reunindo alunos, pais e músicos de qualquer formação, bandeira e idade. “Queremos recuperar nossa orquestra e que ela seja cheia de entusiasmo, para balançar as nossas crianças e os nossos jovens”, comenta a diretora. “O objetivo é reerguermos o movimento esplêndido da Orquestra Jovem de Campinas”, afirma lembrando que o Conservatório já promoveu grandes eventos musicais, como a montagem, em 2007, da ópera A Flauta Mágica, de Mozart, com o coro dos Meninos Cantores de Campinas.

Segundo Léa, a proposta do maestro é aproveitar todos os participantes, com seus instrumentos escolhidos ou na percussão, no concerto de encerramento, no sábado, 13 de julho, às 11h, no auditório do Conservatório.

Para os iniciantes, a atividade oferece conhecimentos de música. Para os participantes já iniciados, pede-se que levem seus instrumentos — violino, viola, violoncelo, contrabaixo, piano, instrumentos de sopro, madeiras, metais e percussão.

Serviço

O quê: Semana de Orquestra

Quando: Até domingo (13), das 14h às 19h

Onde: No Conservatório Carlos Gomes (Rua Hermas Braga, 841 - Nova Campinas) - Campinas. Telefone: (19) 3253-4372

Quanto: Preço: R$ 30,00 (alunos do Conservatório); e R$ 60,00

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por