CARREIRA

Conselheiro profissional; um papel difícil na 'vida' de uma empresa

Para ser coach de executivos de alto nível é preciso, no mínimo, ter um passado de sucessos

14/05/2013 às 16:03.
Atualizado em 25/04/2022 às 16:08

Com informações do site Valor Econômico e edição de Bianca Pissardo

Conselhos que valem a pena.

Esse é o papel do coach em uma empresa, fazer valer a pena a sua consultoria em busca de melhores resultados.

Vemos aí um mercado bastante restrito, formado por profissionais com especialização nas melhores universidades do país e do exterior, além de experiência gerencial em grandes corporações. 

“Para ser coach de executivos de alto nível é preciso ter um passado reconhecido nos dois lados, com experiência em organizações relevantes e uma formação sólida em comportamento humano”, resume Vicky Block, psicóloga de formação com passagem pelo setor de recursos humanos de grandes bancos, além de ter sido diretora de RH da Bunge.

Ela, que foi responsável pela consultoria de transição de carreira DBM na América Latina, é uma das principais coaches de executivos do Brasil e desde 2006 atua na sua própria consultoria. “Assim como os presidentes, o coach tem uma responsabilidade muito grande. As decisões têm dimensão de fechar fábricas e, se errar, está fora do mercado”, afirma.

Conselhos valiosos

O papel do coach é especialmente difícil, já que ele precisa contar com o apoio e a entrega do executivo. E isso não é tão simples quanto possa parecer. Em um primeiro momento, é preciso garantir que o CEO reconheça a importância do aconselhamento. Depois, o trabalho tem que ser continuado.

“Há ainda alguns preconceitos dos próprios CEOs”, afirma Luiz Carlos Cabrera, consultor, headhunter, professor da FGV de São Paulo e autor de dois livros sobre gestão. “São raros os que admitem ter passado por um processo de coach, pois há o receio de que a ajuda signifique fraqueza da parte deles. Há ainda a preferência por manter a imagem de ‘heróis solitários’, mas isso está mudando com o passar do tempo.”

Muitas vezes a premissa de que quem está de fora vê melhor é bem verdade, e é exatamente esse o papel do coach: ver, identificar e ajudar na tomada de decisões importantes em uma empresa.

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