PATRIMÔNIO CULTURAL

Conpacc determina embargo de obras de restauração do Hotel Brasil

Suspensão ocorrerá nesta quinta, após autuação da Fiscalização Geral

Guto Silveira
antonio.silveira@gazetaderibeirao.com.br
06/03/2013 às 17:14.
Atualizado em 26/04/2022 às 01:52

O Conselho de Preservação do Patrimônio Arquitetônico e Cultural (Conppac) decidiu pelo embargo das obras de restauração do Hotel Brasil, localizado na esquina da Avenida Jerônimo Gonçalves com a Rua General Osório, no Centro de Ribeirão Preto. A decisão foi tomada em reunião realizada na noite de terça-feira (5), mas a autuação só deve ocorrer nesta quinta, após entrega de ofício à Fiscalização Geral do Município.

Segundo a presidente do Conppac, Dulce Paladino, o pedido de embargo foi feito porque falta a entrega de um memorial descritico detalhado da restauração, pela empresa responsável pela obra e pelos proprietários do prédio. Ela também defende que todo o trabalho seja acompanhado pelo responsável que assina o projeto.

Numa visita às obras, os conselheiros detectaram que o trabalho não estaria obedecendo critérios de preservação, já que o prédio é tombado. “Os pedreiros estavam raspando e retirando a tinta das paredes sem critério e há risco de danificar o patrimônio histórico”, disse.

Dulce Paladino também informou que as obras devem ser paralisadas até a entrega dos documentos e o compromisso de acompanhamento por profissional responsável. Feito isso, nova reunião será realizada pelo Conselho para decidir pela liberação. “Aquele hotel é a menina dos olhos de ouro de Ribeirão e não pode ser danificado. Assim, antes que ocorra o pior, decidimos pelo embargo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por