Os gatos são sempre bichinhos manhosos, espertos e com algumas diferenças entre eles. De acordo com a raça, você já consegue entender ou até mesmo prever algumas possíveis doenças que seu amigo pode desenvolver no decorrer da vida.
Hoje vamos falar um pouco sobre o gato persa, ou melhor, um perigo que afeta essa raça. A doença conhecida como nefropatia policística, a doença renal policística, ou PKD, é famosa por seu caráter genético.
A doença tem origem hereditária e trata-se de um gene automossômico dominante e muito comum no gato Persa, com prevalência de até 49%. As principais causas dessa doença são os cistos nos rins.
Por isso, todo gato persa deve azer testes genéticos para detectar se carrega o gene em questão. Se por ventura o animal tiver, este não pode cruzar, pois o filhote também desenvolverá a mesma doença.
Deve-se ficar atentato e fazer um acompanhamento da saúde do felino, pois essa doença não apresenta sintomas visíveis no começo, somente quando ela já está em estado avançado nos rins.