Mais do que uma grande ideia, capacidade gerencial e liderança são características essenciais para quem quer ser um bom gestor. Mas essas não são as únicas habilidades que o profissional deve possuir para liderar uma boa equipe. Confira algumas dicas para quem quer ser um bom gestor.
Conflitos:
Para começar, ouça os dois lados quando um conflito surgir. Entender os pontos de vista de cada um e ter uma postura racional evita reações que podem prejudicar o clima na equipe.
Talentos:
Ofereça segurança e valorize seu ambiente de trabalho, com conforto e horários flexíveis. Além disso, dê chance ao funcionário para aprender e estar perto do núcleo de decisões do negócio.
Comando:
Para se dedicar às decisões importantes da empresa, o dono precisa aprender a descentralizar o comando. Para isso, delegue tarefas operacionais, como atender telefonemas e organizar o estoque.
Conquistas:
Celebrar as conquistas da equipe é dividir com todos os resultados da empresa. Isso contamina positivamente o ambiente.
Feedbacks:
Seja justo, específico e criterioso na hora de dar feedback para a equipe. O ideal é fazer uma reunião com hora marcada e se preparar. Críticas destrutivas não colaboram com o desenvolvimento de ninguém.