MÍDIA NA ESCOLA

Comunicadores e educadores

As reflexões sobre o uso da mídia nas escolas, têm motivado professores, jornalistas e pesquisadores a debaterem essa relação

28/08/2013 às 10:05.
Atualizado em 25/04/2022 às 04:03

Graça CaldasVera Regina Toledo de CamargoJá estava mais do que na hora do Projeto Correio Escola — um dos mais bem sucedidos da Associação Nacional de Jornais (ANJ)—, capitaneado por Cecília Pavani há pelo menos duas décadas, reunir sua expertise com a Faculdade de Educação da Unicamp, na figura do professor dr. Ezequiel Theodoro da Silva. O professor Ezequiel vem realizando, há pelo menos igual tempo, congressos sobre a interface da Comunicação com a Educação, como o Congresso de Leitura (Cole) e o Projeto Professor e Leitura do Jornal.As reflexões sobre o uso da mídia nas escolas, em seus diferentes suportes e formatos, bem como o uso das múltiplas ferramentas da Comunicação para a formação de um leitor crítico e um cidadão mais consciente de seu papel no mundo, têm motivado professores, jornalistas e pesquisadores a debaterem essa relação. Na Universidade Estadual de São Paulo (USP), o professor Ismar Soares vem atuando nessa linha de pesquisa há pelo menos duas décadas, tendo realizado parcerias bem-sucedidas com a Prefeitura de São Paulo, na administração de Marta Suplicy.O trabalho na esfera da Educomunicação vem confirmando estudos teóricos e práticos desenvolvidos pelo educador Paulo Freire. Ao compreender e relatar sua própria história e de sua comunidade, é possível às crianças e aos jovens serem protagonistas, sujeitos de sua própria história para transformar, não apenas sua vida, mas também da comunidade em que vive. Recentemente, ainda sob a liderança de Soares, foi criado na USP um curso de graduação colocando jornalistas e professores, lado a lado, em processo de mútuo aprendizado. Desnecessário lembrar o importante papel do pesquisador uruguaio Mário Kaplun na construção e reflexão da relação da Comunicação com a Educação.Os pífios resultados de pesquisas brasileiras e internacionais (Pisa e Prova Brasil), em áreas estratégicas como Português, Matemática e Ciências, além dos apresentados pela pesquisa Infraestrutura das Escolas Brasileiras Públicas e Privadas realizada pelo movimento Todos pela Educação, a partir de dados do Censo Escolar de 2011, com 195 mil escolas no País, permite afirmar que nem sempre o professor é o principal culpado pelos fracassos dos alunos. Pesquisas acadêmicas desenvolvidas nas áreas de Comunicação e Educação sobre formação de professores, processo de ensino-aprendizado, mídia na escola, têm apontado as lacunas e a complexidade dos problemas no sistema educacional brasileiro, principalmente no Ensino Básico e Médio.A Educação brasileira padece de recursos, de infraestrutura, de salários dignos, de condições de trabalho para professores e alunos. Qual seria, então, o papel de cursos como o anunciado pelo Grupo RAC, em parceira com a Faculdade de Educação da Unicamp? Sem dúvida, chega em boa hora. Para aprender a fazer a leitura da mídia de forma crítica e transformadora é necessário antes, fazer a leitura de cenário, leitura do mundo, como ensina Paulo Freire. Nesse sentido, nada melhor do que educadores e comunicadores trabalharem juntos para melhorar a formação de professores e alunos.Entretanto, já é também a hora de projetos de Mídia na Escola deixarem de funcionar como meros instrumentos de marketing de governo ou de escolas para se transformarem em agentes essenciais para a formação da leitura crítica da mídia, de professores e alunos. Essas mudanças, porém, só ocorrerão se houver um trabalho sistemático de parceria entre escolas, universidades e jornalistas. Sem isso, os resultados de investimentos públicos na relação da mídia com a escola continuarão sofríveis, sem oferecer os necessários aportes teóricos e práticos para que professores e alunos possam, de fato, usar os múltiplos recursos da mídia na sala de aula, de forma dinâmica, lúdica e transformadora.Considerando a centralidade da mídia na esfera pública, é com bons olhos que projetos como o curso de Extensão Correio Escola Multimídia, a ser realizado na Faculdade de Educação da Unicamp, de 11 de setembro próximo a 9 de dezembro, seja apenas o início de muitos outros projetos de formação de professores, seja no âmbito da Especialização, Lato ou Stricto Sensu. Que professores e jornalistas, educadores em geral, caminhem juntos nesse importante processo de reeducar o educando e reeducar o educador.Graça Caldas é jornalista, professora-pesquisadora do Labjor-Unicamp e doutora em Comunicação. Vera Regina Toledo de Camargo é comunicadora, professora-pesquisadora do Labjor-Unicamp e doutora em Comunicação

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