BELEZA

Como preparar a pele para receber a maquiagem

Como o poder do primer, o favorito dos especialistas

Mariane Montedori
09/05/2013 às 10:45.
Atualizado em 25/04/2022 às 16:59

Não há dúvidas: o pré-make é uma das etapas mais importantes quando o assunto é maquiagem. Ao preparar a pele para receber os produtos, além de mante-la hidratada, você está colaborando para melhor fixação do make, o que significa melhor resultado e mais tempo de duração. 

O começo é super simples e sem segredo: a limpeza. Então, utilize um sabonete neutro ou adequado para o seu tipo de pele e lave seu rosto em movimentos circulares. Para limpar profundamente, utilize um esfoliante adequado ao seu tipo de pele.

Com um algodão, passe o tonificante adstringente  em movimentos circulares e suaves, para fechar os poros antes abertos pelo esfoliante. 

O terceiro passo fecha o ciclo dos três produtinhos básicos do pré-make: limpeza-tonificante-Hidratante. Ao escolher o hidratante ideal para sua pele, sempre leve em conta o fator de proteção solar, que tem ser no mínimo de fator 15. Lembrando que peles oleosas merece um creme específico, pode ser em gel. Assim como as peles mais secas pedem cremes com potencialidade hidratante mais forte. Consulte seu dermatologista para acertar no produto que melhor se adaptará a sua pele. 

O segredo para um bom make está na quarta dica. Por deixar a pele mais lisa para receber a base, o primer é adorado pelos maquiadores. Aplique-o na testa e no nariz, regiões oleosas, e na área dos olhos, para esconder as linhas finas. ' O primer sela os poros, ajuda a uniformizar a cor da pele e prolonga a duração da maquiagem. O ideal é aplicá-lo alguns minutos após passar o protetor solar e o hidrante, garantindo a boa absorção dos dois produtos' garante o maquiador Fernando Torquatto, consultor estratégico de O Boticário para a linha 'Make B'.

Há três tipos de primer para garantem a completa fixação dos produtos do make:

Facial: deve ser espalhado por todo o rosto, de forma homogênea, como se fosse um creme. Deixe a pele absorvê-lo por uns minutinhos e aí comece a se maquiar.

Labial: é quase como uma base para a boca, que hidrata sem deixar os lábios oleosos e faz o batom durar mais depois.

Para a área dos olhos: aplicado nas pálpebras, ele intensifica a cor e a durabilidade das sombras. Há versões em bastão, creme, líquido… tudo para valorizar seu look.

Depois da aplicação do primer, é só optar pela base condizente ao seu tipo de pele e começar o make. Comece aplicando na testa, depois queijo e maçãs do rosto. Faça movimentos sempre de baixo para cima, até que cubra toda a face.

Muitas pessoas tem dúvida quanto a aplicação do corretivo. Vale lembrar que o ideal é aplicá-lo após a base, pois evita aquela  aparência de excesso no rosto, evitando que o make fique 'carregado'. Para aplicá-lo, basta colocar o produto na pele e dar leves batidinhas com as pontas dos dedos, até que fique imperceptível.

Para última etapa, tenha em mãos o verdadeiro coringa do meke: o pó facial. Além de uniformizar a pele, o produto também ajuda a prolongar a duração da maquiagem, diminuir o brilho gerado pelos outros produtos, como base e blush, e controlar a oleosidade ao longo do dia. Evite carregar na quantidade, pois isso pode acentuar vincos. 

Dica: Antes de passar lápis de olho ou delineador, a dica é aplicar um pouco de pó solto nas pálpebras. Ele vai ajudar a segurar a oleosidade na região e impedir que o make borre depois.

Passo extra

O iluminador dá o toque final ao make, como uma varinha de condão dando o toque de luz. Quando usado no canto interno dos olhos, disfarça ainda mais as bolsas e olheiras. Nas têmporas e sobre o nariz, garante brilho natural.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por