Setor de móveis foi o que mais cresceu; 71% dos comerciantes disseram que movimento foi melhor
As vendas do comércio de Ribeirão Preto registraram um aumento de 2,23% na comparação entre os meses de março de 2013 e 2012. Os números foram obtidos nova edição da Pesquisa Movimento do Comércio, que é feita todos os meses pelo Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp).
Entre as empresas entrevistadas, 71,1% declararam que as vendas de março deste ano foram superiores ao movimento de março do ano passado. No mesmo questionamento, 22,2% comerciantes declararam o contrário e 6,7% disseram que os resultados foram parecidos.
O melhor resultado foi atingido no setor de móveis, que obteve alta de 6,76%, seguido por ótica (+4,37%), vestuário (+3,29%), presentes (+3,27%), livraria/papelaria (+3,18%), calçados (+3,08%) e eletrodomésticos (+1,33%). Somente dois setores apresentaram desempenho negativo nas vendas, segundo a pesquisa, que foram tecidos/enxoval e cine/foto, com -5,68% e -3,25%, respectivamente.
A pesquisa apurou também uma pequena queda de -0,38% no volume de postos de trabalho, em março. Entre as empresas entrevistadas, 95,6% declararam que não alteraram seus quadros funcionais no período, enquanto 2,2% demitiram e 2,2% contrataram. O segmento livraria/papelaria foi o que registrou os piores resultados, reduzindo o quadro de funcionários na média em –2,44%.
De acordo com Marcelo Bosi Rodrigues, economista do Sincovarp e responsável pela pesquisa, o comércio de Ribeirão Preto vem demonstrando fôlego para crescer. “O resultado pode ser considerado fraco por alguns, no entanto está bem acima da média esperada de crescimento do PIB para o ano de 2013. Boa parte desse resultado está relacionada ao fato de Ribeirão ser uma cidade fortemente voltada para o comércio e prestação de serviços, atraindo consumidores da região e gerando emprego e renda para os moradores daqui, que também contribuem para o consumo.”