Ainda não foi dessa vez que o Comercial conseguiu conquistar uma vitória fora de casa, mas o clube comemorou o empate em 0 a 0 contra o Catanduvense, no estádio Sílvio Salles, na noite desta quarta-feira (24). Com mais um ponto somado, o Leão do Norte chegou a 7 pontos na segunda colocação do grupo 3 e deu um passo importante rumo ao acesso à elite do futebol paulista.
O aguardado retorno poderá ser confirmado na jogo da última rodada da segunda fase contra o Capivariano, neste domingo (28), às 10 horas, no estádio Palma Travassos. O Alvinegro subirá se garantir um simples empate contra o time de Capivari, que perdeu para a Portuguesa por 2 a 1, no estádio Carlos Colnaghi, nesta quarta-feira (24), e já não tem mais chances.
O Comercial só perde a vaga no Paulistão de 2014 se for derrotado por uma goleada de pelo menos cinco gols de diferença para o Capivariano ou se o Catanduvense derrotar a Portuguesa e o Leão do Norte não somar pontos contra o Capivariano.
A Lusa é a única que já se garantiu. A equipe da capital chegou aos 12 pontos na liderança da chave, carimbou o acesso e a primeira colocação, que dá o direito ao clube de disputar a final da Série A2. O time da capital recebe o Catanduvense, também neste domingo (28), às 10 horas, no Canindé.
O jogo
O duelo decisivo começou com as duas equipes nervosas em campo. Com a novidade na escalação do técnico Luiz Carlos Martins, que foi a entrada do volante Ricardo Oliveira, o Comercial preencheu os espaços no meio de campo e conseguiu ficar mais tempo com a bola no pé.
O Leão do Norte ameaçou pela primeira vez após levantamento preciso feito pelo meia-atacante Leandro Oliveira. O zagueiro Mirita subiu livre de marcação e cabeceou por cima da meta adversária.
Mirita apareceu bem de novo, mas dessa vez sendo decisivo no campo de defesa. Após disputa de bola na área comercialina, o defensor salvou conclusão do atacante Hermínio que tinha endereço certo.
Os donos da casa passaram a gostar mais do jogo e esboçaram um pressão. Renatinho encontrou espaço para avançar com a bola e arriscar o chute, mas Alex estava bem colocado para evitar a abertura do placar. Na sequência, Hermínio obrigou Alex a fazer grande defesa e mandar a bola para escanteio.
O lateral Paulo Ricardo não conseguiu afastar o lance e a bola sobrou com ex-botafoguense Alex. O primeiro gol só não saiu porque o camisa 1 do Alvinegro fez nova intervenção precisa.
No segundo tempo, o Comercial tentou responder às investidas do Catanduvense logo nos primeiros minutos. Samuel tabelou com Macena, invadiu a grande área e bateu cruzado. O chute do meia do Leão do Norte passou rente à trave.
O Catanduvense demorou para se encontrar, mas conseguiu igualar as forças. Renatinho pegou a sobra dentro da área comercialina e obrigou Alex a fazer mais uma intervenção importante. O empate agradava ao Leão do Norte e a equipe mostrou determinação e empenho para garantir mais um ponto na segunda fase da Série A2.
FICHA TÉCNICA
0 CATANDUVENSE
Eduardo Castro; Thiago Gasparino, Samuel, Bruno Alves e Vandinho (Sidcley); Wanderson (Léo Paraíba), Everaldo, Santos (Marcos Denner) e Alex; Renatinho e Hermínio. Técnico: Luciano Dias
0 COMERCIAL
Alex; Paulo Ricardo (Eduardo), Gustavo Bastos, Mirita e Magalhães; Acleisson, Ricardo Oliveira (João Francisco), Wilian Favoni e Samuel; Leandro Oliveira (Viola) e Macena. Técnico: Luiz Carlos Martins
Local: Estádio Sílvio Salles, em Catanduva
Árbitro: Philippe Lombard
Cartões amarelos: Everaldo, Santos, Bruno Alves e Léo Paraíba (Catanduvense); Mirita, Magalhães, Macena, Gustavo Bastos e Acleisson (Comercial);
Público: 1.443 pagantes
Renda: R$ 20.350,00