Teste para a doença será aplicado gratuitamente em alguns pontos da cidade
A 12ª semana de luta contra as hepatites virais tem início nesta segunda-feira (22), em Santos. O teste para a doença será aplicado gratuitamente em alguns pontos da cidade, além disso, a semana também conta com um ciclo de palestras informativas. A programação é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a ONG Grupo Esperança, para chamar a atenção sobre a importância do diagnóstico precoce das hepatites virais.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C e milhões de pessoas são portadoras e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.
Testes e orientação
A equipe da Seção de Prevenção a Doenças Infectocontagiosas atuará no Poupatempo, no Centro Histórico, entre segunda e sexta-feira, das 9 às 17 horas, distribuindo material informativo sobre a doença e preservativos. Os voluntários do Grupo Esperança disponibilizarão o teste rápido para Hepatite C.
Voluntários também abordarão os munícipes no boulevard da r. Othon Feliciano, no Gonzaga, de terça a sexta, das 10 às 16 horas. Exames laboratoriais convencionais também podem ser feitos nas unidades básicas e de saúde da família dos bairros. Há também a opção de procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento, na Rua Silva Jardim, 94.