SAÚDE

Começa a Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil

Em Ribeirão e região, quase 79 mil crianças de 6 meses a 5 anos deverão ser imunizadas; campanha é realizada em todo o Brasil e prosseguirá até o dia 21

Luís Augusto
08/06/2013 às 18:50.
Atualizado em 25/04/2022 às 12:56

Quase 79 mil crianças deverão ser vacinadas contra a paralisia infantil (poliomielite) em Ribeirão Preto e região. Essa é a meta da Campanha de Vacinação, que começa neste sábado (8) e contará com a estrutura de 125 postos de saúde e 76 postos-volantes abertos das 8h às 17h em toda a região.

Uma das novidades na edição deste ano da campanha é a mudança na faixa etária do público alvo. As gotinhas da vacina Sabin serão destinadas apenas as crianças com idade entre seis meses e cinco anos.

Só em Ribeirão, a Secretaria Municipal de Saúde tem o objetivo de imunizar pouco mais de 34,3 mil crianças durante a campanha, que prosseguirá até o dia 21. A abertura oficial do movimento na cidade será feita às 8 horas, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Aeroporto, que fica na estrada Antônia Mugnatto Marincek, 994.

“Nós consideramos este sábado (8) como o Dia D contra a Paralisia Infantil. Teremos um esquema especial com 72 pontos de vacinação espalhados nas cinco regiões da cidade”, afirmou Larissa Gerin, enfermeira coordenadora do Programa de Imunização da administração municipal.

A partir de segunda-feira (10), as vacinas serão disponibilizadas apenas nos postos fixos das unidades de saúde de Ribeirão. Além da vacina contra a poliomielite, as crianças também poderão aproveitar para atualizar as demais doses na caderneta de vacinação.

O Estado de São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988. Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite apresenta os sintomas de febre, mal estar, cefaleia e pode causar paralisia. A vacina é considerada segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por