VOLKSWAGEN CC

Com nome próprio

Atrevido, desvincula-se definitivamente do Passat e ganha uma repaginada que o deixa ainda mais estiloso

02/06/2013 às 05:00.
Atualizado em 25/04/2022 às 14:03

A ideia de criar sedãs com pegada de cupê já produziu belos carros desde a estreia do Mercedes-Benz CLS, há quase dez anos. O Volkswagen CC é um dos modelos que embarcaram nesse conceito. Chamado inicialmente de Passat CC, esse atrevido três volumes foi repaginado no ano passado e também teve o nome encurtado – agora, é apenas CC. Com a nova denominação, o "adrenalinado" CC se desvincula definitivamente de seu irmão careta e reforça a personalidade própria.

Na versão 2013, o modelo ficou mais estiloso.

Dianteira e traseira (foto) foram completamente reestilizadas, mas a elegante silhueta, que já rendeu diversos prêmios de design, manteve-se intocada. Na frente, destacam-se a nova grade cromada do radiador, o capô redesenhado e os novos faróis bixenônio e com 15 LEDs de cada lado para iluminação diurna. Na traseira, o novo CC exibe para-choque totalmente remodelado e lanternas alongadas horizontalmente com elementos de LED.

Por dentro, o modelo Volkswagen reflete a mistura sedã-cupê. Os bancos esportivos têm bons apoios laterais, ajustes elétricos, aquecimento e (haja mordomia!) massageadores. O painel traz acabamento em alumínio, que cria uma sensação de refinamento, e exibe ao centro um relógio de ponteiros, conferindo um toque clássico. Entre outros mimos, o CC traz ar-condicionado digital de duas zonas, persiana elétrica nos vidros traseiros, equipamento de áudio premium, tela multimídia sensível ao toque e sistema que dispensa a chave para travamento das portas e partida do motor.

Sensores detectam até cansaço

 

A tecnologia embarcada do Passat CC inclui sistemas como o OPS, que mostra o veículo na tela digital do painel (foto) em uma perspectiva aérea e indica a distância de obstáculos por meio de alertas coloridos, sensor de fadiga (capta o nível de cansaço pela pressão das mãos do motorista no volante), assistente de faixa (ajuda a manter o carro no traçado e alerta o condutor caso ele dance com o carro na pista) e sensor que alerta quando há veículos nos pontos cegos.

Outro dispositivo é o Park Assist II, que estaciona o veículo automaticamente em vagas paralelas ou transversais. Basta ligar o sistema, passar com o carro ao lado da vaga para que os sensores decidam se a manobra é possível e seguir as instruções. Tudo que o motorista precisa fazer é controlar acelerador, freio e marcha.

Sob o capô, nenhuma mudança

 

A motorização do novo CC permanece com o V6 de 3,6 litros, a gasolina, que gera a potência máxima de 300 cv a 6.600 rpm, e torque de 35,6 kgfm a 2.400 rpm, em conjunto com a transmissão automática DSG (com dupla embreagem) de seis marchas e com a tração integral permanente 4Motion, tudo de série.

De acordo com a Volks, o modelo, que tem peso total de 1.637 quilos, vai de zero a 100km/h em 5,5 segundos e atinge a velocidade máxima, controlada eletronicamente, de 250km/h. Equipado com tração integral (4Motion), o Volkswagen CC conta ainda com bloqueio do diferencial XDS, que freia automaticamente a roda do lado de dentro da curva caso ela patine, evitando a perda de tração e do controle do veículo. 

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