Agora, o Peixe só precisa de um empate no jogo de volta, na Vila, para se classificar para a próxima fase
Com o pensamento voltado para a final do Campeonato Paulista contra o Corinthians e sem jogar um grande futebol, o Santos derrotou o Joinville por 1 a 0 nesta quarta-feira (08/05), na Arena Joinville, em Santa Catarina, e conseguiu uma boa vantagem para o jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil. O gol da vitória foi marcado pelo zagueiro Durval, aos 37’ do 2º tempo.
Agora, no próximo dia 22, às 22h, na Vila Belmiro, o Santos terá a vantagem do empate para se classificar à terceira fase. Caso perca por 1 a 0, o time santista terá de decidir a vaga na disputa por pênaltis. E se perder por um gol de diferença, tomando mais de um gol, estará eliminado.
Para chegar às oitavas de final, quando os times que disputam a Copa Libertadores (Corinthians, Palmeiras, Atlético Mineiro, Fluminense e Grêmio) e mais o Vasco entram na disputa, o Santos não deverá ter muito problemas. Caso passe pelo Joinville, enfrentará o vencedor do confronto entre Betim-MG (ex-Ipatinga) e CRAC-GO.
Empolgado com a presença de sua torcida, que lotou o estádio, o Joinville exerceu forte pressão nos primeiros minutos e deu trabalho para a zaga do Santos. No lance de maior perigo dos mandantes, logo aos 3’, Carlos Alberto recebeu na intermediária e arriscou forte chute, que o goleiro Rafael teve de espalmar.
Com o passar do tempo, o ímpeto do Joinville diminuiu e o Santos conseguiu equilibrar mais o jogo. Com mais posse de bola, os santistas começaram a abrir espaços na defesa catarinense e as chances de gol começaram a aparecer, mas apenas uma levou muito perigo para a meta de Ivan — aos 15’, Cícero chutou de longe e o goleiro espalmou. Neymar, novamente muito marcado, às vezes com violência, era quem criava as melhores oportunidades.
Na segunda etapa, o Joinville resolveu imprimir a mesma pressão dos minutos iniciais da partida e teve uma grande oportunidade de abrir o placar com o centroavante Lima e outra com Sandro. Com Marcos Assunção no lugar do machucado Renê Júnior, o Santos perdeu o poder de marcação e o time da casa resolveu atacar.
Na melhor chance de todas, aos 17’, após bola levantada na área santista, Carlos Alberto tentou chutar para o gol, mas acabou fazendo o passe na medida para Liguera. O meia uruguaio, com o gol vazio, conseguiu bater errado.
A oportunidade perdida pelo Joinville fez falta. O Santos, que pouco fazia em campo para merecer a vitória, conseguiu o gol em uma jogada de bola parada. Aos 37’, Marcos Assunção bateu uma falta da intermediária, Durval cabeceou para trás e marcou.