Ícone renovado: nova geração do esportivo Camaro, apresentada nos Estados Unidos, aproxima visual do esportivo ao do Bumblebee das telas de cinema
Ícone renovado: nova geração do esportivo Camaro, apresentada nos Estados Unidos, aproxima visual do esportivo ao do Bumblebee das telas de cinema ( Divulgação)
Entusiastas do Chevrolet Camaro comemoram o lançamento da sexta geração do esportivo, apresentada recentemente em Detroit, nos Estados Unidos. O icônico carrão manteve as consagradas linhas musculosas e aprimorou a aerodinâmica, modelada por meio de exaustivos testes em túnel de vento. As mudanças aproximam o carro da vida real à versão Bumblebee, estrela dos filmes da série Transformers. Um pouco menor e mais estreito do que a geração anterior – são 4,78 metros de comprimento, 1,89 metro de largura, 1,34 metro de altura e 2,81 metros de entre-eixos –, o Camaro utiliza a mesma plataforma Cadillac ATS, mais leve e rígida, o que promete torná-lo mais divertido para dirigir. O modelo também emagreceu cerca de 90 quilos em razão do uso de mais alumínio na construção. Com estilo mais agressivo e fortes vincos horizontais na carroceria, o Camaro traz na dianteira uma extensa e estreita grade com a gravatinha dourada da Chevrolet ao centro. O para-choque dianteiro passa a ter uma área maior para refrigeração, com LED nas extremidades. Já o capô é levemente ondulado e, em versões mais completas como a SS, vem com duas aberturas para ampliar ainda mais a refrigeração do motor. Na traseira, as lanternas preservaram o desenho das lentes antigas, mas ficaram mais horizontais e agora são em LED; e o para-choque ficou mais robusto. Por dentro, o Camaro também evoluiu e traz acabamento instigante. O painel futurista tem mostradores unidos por uma tela digital e a central multimídia ficou melhor integrada ao console. O volante, que exibe no centro a inscrição Camaro, ganhou uma pegada mais esportiva com comandos satélites nas laterais. O bólido Chevrolet também traz sistema que personaliza a iluminação nas cores azul gelo, azul, vermelho e laranja. Novos motores e menor consumo O novo Camaro também apresenta evoluções mecânicas. Graças ao avanço dos motores turbo, o esportivo traz uma inédita versão 2.0 litros com 270 cv e mais de 40 kgfm de torque. De acordo com informações da General Motors, esse propulsor roda 13 quilômetros com um litro de gasolina e acelera de 0 a 100km/h em seis segundos. Um novo motor V6 3.6 passa a ser oferecido na linha. Com potência de 335 cavalos e torque de 39,2 kgfm, possui o melhor desempenho dos aspirados V6 do mercado. Com tecnologias de injeção direta, tempo de válvulas variável e desativação inteligente de cilindros, o veículo promete um consumo abaixo da média. Para quem curte esportividade extrema, a versão SS vem com motor V8 6.2 LT1, o mesmo do Corvette Stingray. Sua potência é de 455 cavalos, com torque de 46,3 kgfm, números que o tornam o Camaro mais potente de todos os tempos. A transmissão pode ser manual de seis velocidades ou automática de oito. SS tem suspensão inteligente Outra novidade mecânica é a suspensão multilink de cinco braços na traseira e outra McPherson na dianteira, ambas com geometria desenvolvida especificamente para o modelo, para deixá-lo mais equilibrado. Na versão SS, um sistema inteligente lê as condições de pilotagem e da pista e automaticamente regula a suspensão para oferecer a resposta mais adequada ao momento. O Camaro 2016 conta, ainda, com sistema que permite configurar, por meio de um botão, modos de condução automática (Neve/Gelo, Tour, Sport e, na versão SS, Track). As seleções alteram características de desempenho, como o mapeamento das marchas, a calibragem da direção elétrica, a estabilidade e o ruído do escapamento. Foto: Divulgação O novo Camaro começa a ser vendido este mês nos Estados Unidos. Por aqui, o modelo é esperado para o segundo semestre de 2016.