SOBREMESAS

Com açúcar, afeto e frutas

Deleite: Variedades da estação derrubam as calorias dos doces e tornam o final da refeição um momento dedicado à leveza e ao sabor

Karina Fusco - Especial para a Metrópole
03/03/2013 às 05:00.
Atualizado em 26/04/2022 às 02:38

O verão já está na reta final, mas, certamente, teremos pela frente diversas semanas com temperaturas elevadas.

Portanto, ainda são muitas as oportunidades de provar doces gelados repletos de cores, sabores e pedaços de frutas. Há opções das mais simples e clássicas até as mais elaboradas e inusitadas. O que elas têm em comum é o potencial de satisfazer plenamente diferentes paladares que buscam adoçar o dia e, ao mesmo tempo, se refrescar.

Segundo o chef Marcelo Bergwerk, professor do curso de Gastronomia da Universidade São Francisco (USF), sobremesas cremosas, como verrines e musses, que tenham massas leves, como bolo pão de ló, ou que sejam compostas com sorvetes, sorbets e frozen yogurts são as mais propícias para os dias de calor.

“As frutas tropicais, como manga e abacaxi, as cítricas, como laranja e limão, as vermelhas, como morango, framboesa e mirtilo, e as exóticas, como pitanga e acerola, são da estação e deliciosas. Combinam com receitas de doces gelados, permitindo grande variação de sabores”, afirma.

A mestre-sorveteira Camila Sallim Valin, da Sallini Gelati, ressalta que o uso de sorvetes em grande parte das sobremesas de verão é uma tendência que cresce ano a ano, por permitir misturas diferentes e dar contraste de texturas.

“Os brasileiros associam o sorvete ao calor, diferentemente de outras culturas, que o consideram um alimento completo. Os países frios são os que mais consomem sorvete. O Brasil está em torno da 12a colocação em termos de consumo per capita”, diz.

Seja para apreciar após as refeições ou para satisfazer aquela vontade louca de comer um doce no meio do dia, não faltam boas alternativas na cidade.

Visitamos docerias, restaurantes, lanchonetes e padarias e apresentamos uma seleção de dar água na boca e que vale até mesmo uma derrapada na dieta.

Carpaccio de frutas 

Manga, kiwi e goiaba geladinhos acompanhados de sorvete de creme e calda de laranja com Cointreau (licor de laranja) formam uma das sobremesas do restaurante Estação Marupiara, em Joaquim Egídio. Conforme a disponibilidade, morango,  carambola e até pitaia podem alternar com as frutas titulares da criação da chef Viviane Moraes. Refrescante do início ao fim também é o pudim de laranja com sorvete de manga. 

Torta de sorbetto de maracujá com fior di latte

A cremosa e ao mesmo tempo refrescante torta da Sallini Gelati é feita com sorvete de flor di latte - que é a nossa nata, um sabor tradicional nas gelaterias da Itália, também usado em outras receitas. A encorpada calda de maracujá reforça a sensação de frescor à sobremesa que deve ser tirada do freezer para consumo imediato.   

Flan de iogurte com frutas vermelhas  

Preparado com iogurte natural, mel, creme de leite vegetal e um pouco de gelatina sem sabor, o flan do Giovannetti tem textura aerada e sabor acentuado pela calda gelada de frutas vermelhas. De acordo com a nutricionista Fernanda Paes de Barros, a sobremesa, que é servida às quartas-feiras, tem apenas 210 calorias e é de fácil digestão.

Musse de framboesa

Criado pela equipe do confeiteiro Vagner Gomes, da Confeitaria Romana, o doce tem como base uma fina massa de pão de ló de chocolate, sob uma generosa camada de musse feita com framboesas frescas, coberto com geleia da fruta e decorado com morango e groselhas frescas. É um dos mais vendidos na casa nos dias de calor.

   Panna Cotta com calda de frutas vermelhas

A apresentação desta iguaria do restaurante L'Alouette é impecável, mas toda e qualquer resistência a prová-la é bobagem. Morango, amora, mirtilo e cereja circundam a suave panna cotta preparada com baunilha, creme de leite, açúcar e gelatina sem sabor. Para completar, a calda de frutas vermelhas, que confere ainda mais sabor à sobremesa.

Frozen yogurt

Seja com calda de damasco e laranja ou com calda de frutas vermelhas, essas opções do Kilimanjaro, que tem unidades nos shoppings Galleria e Iguatemi, são diet. A versão com calda de damasco e laranja é um pouco mais adocicada, sem deixar de ser suave, já a segunda opção tem um sabor mais marcante. Porém, ambos são muito refrescantes.

Torta de sorbetto de morango com hortelã

Uma camada de sorbetto de morango, com pedacinhos da fruta, é sobreposta por outra camada de sorbet de hortelã com um leve toque de limão. A novidade da Sallini Gelati não tem lactose, nem gordura, por isso pode ser consumida tranquilamente por quem tem intolerância alimentar ou não quer colocar a dieta a perder.

Para colocar em prática

Deu água na boca? Além de provar os doces gelados e com frutas pela cidade, veja algumas sugestões para preparar em casa. A chef Bianca Porteiro, do Buffet Claudia Porteiro, e o especialista em confeitaria Marcelo

CREME DE MASCARPONE COM ABACAXI E ESPECIARIAS

 (Por Bianca Porteiro)

Tempo de preparo: aproximadamente 1 hora

INGREDIENTES 

5 gemas

10 colheres (sopa) de açúcar refinado

1 colher de essência de baunilha

500g de queijo mascarpone

½ abacaxi cortado em cubos pequenos

4 colheres (sopa) de açúcar refinado

1 colher (café) de cardamomo em pó

2 canelas em pau

3 cravos

MODO DE PREPARO

Bata as gemas com açúcar até ficarem bem claras e fofas. Acrescente a baunilha e o mascarpone gelado e reserve. Coloque o abacaxi picado em uma panela com o açúcar e acrescente as especiarias. Deixe ferver até secar toda a água do abacaxi. Em tacinhas coloque o creme e, por cima, o abacaxi. Leve à geladeira por, no mínimo, duas horas.

TAÇA DE MANGA MELISSA E MIRTILO

(Por Marcelo Bergwetr)

Rendimento: seis taças

Tempo de preparo: 40 minutos, mais duas horas na geladeira

INGREDIENTES

1 xícara de manga

picada

1/2 xícara (chá) de água quente

6 folhas de melissa*

3 claras

4 colheres (sopa) de açúcar

1 xícara (chá) de creme de leite fresco

1 colher (café) de gelatina

sem sabor

150g de mirtilos

Licor de cassis

MODO DE PREPARO 

Bata no liquidificador a manga, a melissa com a água e a gelatina. Reserve. Bata as claras em neve e coloque o açúcar. Bata até dissolver. Misture com o creme de manga frio. Bata o creme de leite em chantilly e misture delicadamente. Monte em taças intercalando a musse e mirtilos e leve para gelar. Antes de servir, coloque uma ou duas colheres de licor de cassis e decore com melissa. *Na falta de melissa, pode utilizar hortelã. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por