Publicado 05 de Janeiro de 2022 - 8h41

Por Luiz Roberto Saviani Rey/ Diretor editorial do Correio Popular

 A IMA renovou os programas contábeis e estruturais da Prefeitura de Campinas

Divulgação

A IMA renovou os programas contábeis e estruturais da Prefeitura de Campinas

Confirmando análise de Xeque-Mate sobre a troca de comando na IMA - Informática dos Municípios Associados, após a saída de Eduardo Coelho, o prefeito Dário Saadi deu posse nesta terça-feira (4) a Elias Tavares como novo presidente da empresa municipal de tecnologia, incumbindo o gestor de impulsionar seu papel de empresa pública fornecedora de tecnologia para outras cidades, além do próprio município de Campinas.

REFORMATANDO A IMA 2

Segundo o prefeito, a experiência do novo presidente à frente do Poupatempo e como gestor público é muito importante para o resgate do papel original da IMA, conforme a análise da coluna, de mostrar vigor econômico, autossuficiência e proporcionar lucratividade.

COTA ÚNICA

Os contribuintes de Campinas que optarem pelo pagamento da cota única do IPTU 2022 terão até 6% de desconto. O percentual é o dobro do aplicado em 2021. Os vencimentos do imposto serão 26 de janeiro para imóveis não residenciais (comércio, indústria, serviços e respectivas vagas de garagem) e 11 de fevereiro para os residenciais e terrenos.

COTA ÚNICA 2

Segundo a Secretaria de Finanças, o desconto deste ano não leva em conta a adimplência em 2021, como acontecia anteriormente, já que os contribuintes ainda sentiram mais fortemente, no ano passado, os reflexos da pandemia. Todos os contribuintes terão, já lançados no carnê, 5% de desconto na cota única. O outro 1% refere-se ao IPTU Digital, limitado a R$ 100,00, e vale para quem fez a adesão em 2021.

COTA ÚNICA 3

“Ano passado, o Refis teve como grande objetivo possibilitar que os contribuintes inadimplentes ficassem em dia com a Prefeitura. A ampliação do desconto deste ano para todos visa incentivar que a adimplência permaneça”, explicou o secretário de Finanças, Aurílio Caiado.

*********

O imposto também poderá ser pago em até 11 parcelas, mas sem o desconto. Os contribuintes também devem ficar atentos às datas de vencimento. Caso não receba o carnê a tempo, a opção é tirar a segunda via do boleto pela internet, no portal da Prefeitura, no endereço https://novo.campinas.sp.gov.br/servico/iptu-2-via-iptu-taxas-imobiliarias-ano-corrente-.

SIMPLES NACIONAL

Representantes de diversos setores se reuniram para alinhar ações com relação à tentativa de retirada do regime diferenciado do Simples Nacional para as micro e pequenas empresas, que está sendo proposto pela Receita Federal por entender esse regime como uma renúncia fiscal.

SIMPLES NACIONAL 2

José Augusto Nascimento dos Santos, presidente da Associação Brasileira dos Salões de Beleza, a ABSB, em reunião recente na prefeitura de Campinas, com o ex-presidente do Sebrae Nacional, Afif Domingues, que incentivou a criação da da Lei do Simples Nacional para as Micros e Pequenas Empresas se manifestou, preocupado com a possibilidade de alterações que prejudicariam as empresas e saiu em defesa da manutenção dos benefícios da Lei do Simples Nacional.

SIMPLES NACIONAL 3

Segundo o presidente da ABSB, José Augusto Nascimento dos Santos, a entidade está alinhada com apoio para derrubar o veto, no Senado Federal, que pleiteia novas diretrizes do Simples Nacional. “Não podemos permitir nova Interpretação do Fisco que modifique para pior o Simples Nacional, retirando os benefícios das micro e pequenas empresas como, por exemplo, o imposto unificado e tratamento diferenciado neste regime. Não se trata de renúncia fiscal, como é alegado, mas sim de um regime especial e diferenciado para esse tipo de empresas”, diz.

 

Escrito por:

Luiz Roberto Saviani Rey/ Diretor editorial do Correio Popular