Publicado 17 de Novembro de 2021 - 8h43

Por Luiz Roberto Saviani Rey/ Diretor editorial do Correio Popular

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul

Divulgação

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, passou o feriado prolongado tentando adiar as prévias do PSDB para a escolha do candidato a presidente, sob a alegação de fragilidades no aplicativo de votação. Sua sugestão causou tumulto no âmbito partidário, a tal ponto que as principais lideranças tucanas reuniram-se na noite de segunda-feira para discutir o tema. Leite desmentiu seu argumento e os caciques decidiram manter as prévias do próximo domingo. Até lá novos lances são aguardados.

SESSÃO ORÇAMENTÁRIA

A Câmara Municipal de Campinas vota na sessão de hoje o projeto da Lei do Orçamento-2022 e o Plano Plurianual, que irão passar por duas votações. Além deles, uma proposta com maiores expectativas: o projeto do Executivo para a criação do Programa de Atração de Novos Investimentos e Geração de Empregos, concedendo a empresas, novas ou em expansão, incentivos fiscais e isenção de tributos. Uma votação definitiva. Seguirá à sanção do prefeito.

FRASE

"Bolsonaro nunca quis enfrentar o sistema e virou base do Centrão. Ele tomou a pílula azul.”

Ernesto Araújo, ex-ministro das Relações Exteriores

GATO NA TUBA

Com o ingresso de Bolsonaro no PL, a situação da sucessão em São Paulo ganhou contornos de crise. Rodrigo Garcia, vice de João Doria, contava com o apoio do partido para sua escalada ao Palácio dos Bandeirantes.

GATO NA TUBA 2

A presença do presidente da República no PL - em busca de um segundo mandato - produz choques de altas voltagens para os tucanos paulistas, por conta do antagonismo Doria/Bolsonaro.

GATO NA TUBA 3

Waldemar Costa Neto, o dono do PL, mandou ontem recado aos tucanos. Diz que tem de honrar o acrdo com o PSDB paulista, mas que ficou difícil, porque os deputados do PL questionam a viabilidade eleitoral de Rodrigo Garcia.

GATO NA TUBA 4

Costa Neto vai aguardar as prévias tucanas para a sucessão presidencial para convocar o PL e tentar resolver o capítulo de São Paulo.

GATO NA TUBA 5

Bolsonaro, por sua vez, depois de agendar para o dia 22 sua filiação ao PL, saiu-se ontem com a conversa de que mantém contatos com outros partidos. entre eles, o Progressistas e o Republicanos. O Casamento com Waldemar pode ter ido para o ar.

PESOS E MEDIDAS

O grupo político do ex-governador Geraldo Alckmin começou a quebrar a cabeça e a se debruçar sobre as vantagens e desvantagens em uma eventual composição com Luiz Inácio Lula da Silva para a disputa da Presidência.

PESOS E MEDIDAS 2

Em lugar de uma vice na chapa de Lula, argumentos em favor de voo próprio. Começam a subir rumores em favor de uma candidatura autônoma de Alckmin, caso o ex-governador deixe o PSDB. Para os Bandeirantes ou o Planalto.

CONTRA-ATAQUE

O polêmico ex-ministro das Relações Exteriores, o diplomata Ernesto Araújo, agora virou-se contra seu mestre e não deixa de disparar bordoadas. Em evento em Santa Catarina, acusou Bolsonaro de ter virado base do Centrão.

GAZETA POPULAR

Sai na manhã desta quinta, 17, a primeira edição do Diário Oficial da Câmara Municipal de Campinas. O Legislativo passa a levar ao público seus atos, enquanto o DO do Município veicula os informes da Prefeitura. O caderno será produzido, diagramado e editado por funcionários da Câmara. O desmembramento mantém os DOs legislativo e executivo como Imprensa Oficial. O acesso ao DO da Câmara Municipal se dá pelo link https//diario.campinas.sp.leg.br/.

Escrito por:

Luiz Roberto Saviani Rey/ Diretor editorial do Correio Popular