Publicado 18 de Setembro de 2021 - 8h39

Por Luiz Roberto Saviani Rey/ Diretor editorial do Correio Popular

Jair Bolsonaro embarca para Nova York neste domingo onde participará da abertura da 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU. O presidente leva uma comitiva formada por 18 pessoas, incluindo a primeira dama Michelle, ministros e o filho Eduardo, deputado federal. Bolsonaro promete dizer “umas verdades” no pronunciamento a ele reservado na terça-feira, 21. Em live, o presidente disse que, apesar da curiosidade, “a imprensa não vai saber o que eu vou falar. Não mostro agora porque vão distorcer”.

Cooperação e parceria

Após participar com Doria do evento Retoma SP, pela manhã, o prefeito Dário Saadi recebeu ontem em seu gabinete a visita do cônsul da Coreia do Sul em São Paulo, Insang Hwang. No posto desde junho, o diplomata revelou intenção de estreitar relações com a cidade nos campos da tecnologia, educação e cultura. Em busca de parcerias para a retomada econômica de Campinas, Dário saudou a visita como excelente oportunidade de cooperação.

FRASE

"Quem me colocou aqui foi Deus. Só Deus me tira do poder.”

Jair Bolsonaro, presidente da República

ACOSTAMENTO

A Associação do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas entregou esta semana à diretoria da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) pedidos para a realização de obras viárias em cidades da RMC.

ACOSTAMENTO 2

Para Campinas, especificamente, a Artesp recebeu solicitação para reformular com urgência o confuso e caótico trevo da Bosch, que dá acesso à Via Anhanguera, em ambos os sentidos, e à estrada de Monte Mor.

ECONOMIA SOLIDÁRIA

Carlinhos Camelô, vereador do PT, propôs na Câmara Municipal a formação de Frente Parlamentar para discutir com a sociedade e apresentar propostas para a área das micro e pequenas empresas. O objetivo é adotar ações para a capacitação do microempreendedor.

RECADO DADO

Apesar dos ânimos mais serenos, após a Carta à Nação, redigida com o auxílio de Michel Temer, Bolsonaro teve de ouvir ontem o recado do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG): “É preciso pulso firme e forte contra quem tentar mitigar o Estado de Direito ou restabelecer retrocessos à democracia”.

FUSÃO PSL/DEM

Pelos ares de Brasília, os sussurros da fusão entre o PSL - partido que elegeu Bolsonaro - e o Democratas. Parlamentares de ambos os partidos têm juntado esforços para a aprovação conjunta de projetos.

FUSÃO PSL/DEM 2

Nos bastidores já há conversações intensas para a formação de um só partido que poderá ser a maior concentração de políticos da direita brasileira. Uma bancada com mais de cem representantes entre Senado e Câmara dos Deputados.

MÃO DUPLA

Tanto Lula quanto Bolsonaro têm batido na tecla de que não há espaços para candidato de terceira via nas eleições presidenciais de 2022. E não apenas na retórica. Ambos trabalham para fazer confluir o processo para suas candidaturas.

MOTIVOS E RAZÕES

Comentário meio exasperado que circula entre grupos de empresários descontentes com os rumos da economia: “O Paulo Guedes esperou 30 anos para ser ministro. Agora sabe-se o porquê.”

CORRIDA ELEITORAL

Pesquisa Datafolha indica que, se as eleições ocorressem no atual período, Lula alcançaria 56% dos votos e Bolsonaro, 31%.

SOLERTE REPÓRTER

O repórter Gilson Rei, do Correio Popular, mereceu a atenção e os elogios do governador João Doria, que reconheceu a qualidade de suas perguntas colocadas na entrevista coletiva do evento Retoma-SP.

Escrito por:

Luiz Roberto Saviani Rey/ Diretor editorial do Correio Popular