Publicado 15 de Setembro de 2021 - 8h54

Por Luiz Roberto Saviani Rey/ Diretor editorial do Correio Popular

Antes mais interessado em pressionar o Congresso por amplas reformas trabalhistas, com o objetivo de baratear o emprego, o ministro da Economia, Paulo Guedes, mostra-se agora intensamente açodado em relação aos conflitos políticos entre os poderes e suas reverberações sobre o panorama econômico do país. Guedes mostra-se irritado com Bolsonaro, reclama dos juros e do dólar, e da pouca perspectiva para a retomada e o crescimento este ano Dizem que sofre pressões do empresariado.

A MARCA EXPRESSIVA

Campinas chegou ontem a uma marca expressiva no combate à pandemia da covid-19. O Vacinômetro do governo do Estado de São Paulo indicou que metade da população já recebeu a imunização completa. São 664.662 moradores com as duas doses aplicadas. Quanto à 1ª dose, 875.290 pessoas cumpriram a etapa de vacinação e aguardam o complemento. Campinas tem excelente performance vacinal em relação ao país. No total, foram aplicadas 1.480.234 doses da vacina.

FRASE

"Esse dólar já era para estar descendo, mas o barulho político não deixa.”

Paulo Guedes, ministro da Economia

REURBANIZANDO

Entre as cinco audiências públicas marcadas para hoje pela Comisão de Constituição e Legalidade (Constileg) da Câmara Municipal de Campinas, uma delas chama a atenção pelo teor e caráter social, relevante na atual fase de pós-pandemia.

REURBANIZANDO 2

Trata-se da audiência para analisar o projeto de lei complementar de autoria do prefeito Dário Saadi (Republicanos) que institui o programa “Amigos da Reurb”.

REURBANIZANDO 3

Em síntese, o projeto propõe uma regularização fundiária urbana, com vistas a direcionar serviços e ações aos moradores de núcleos urbanos informais, oferecendo também a titularidade de terrenos.

COMISSÃO DA FOME

O vereador Filipe Marchesi pediu ontem a criação na Câmara de uma Frrebte Parlamentar para discutir a questão da fome em Campinas.

COMISSÃO DA FOME 2

A Frente Parlamentar sugerida por Marchesi é um instrumento legislativo com maior amplitude em relação às comissões especiais, uma vez que permite e envolve os segmentos da sociedade nas discussões e deliberações sobe temas de interesse público.

NOVA LEGISLAÇÃO

A legislação que instituiu as frentes parlamentares teve aprovação recente na Câmara, e é de autoria do vereador Luiz Cirilo (PSDB).

PROJETO BNH

A Câmara Municipal de Campinas vota em caráter definitivo, em sua sessão de hoje, a criação de Banco de Materiais de Construção, medida permitindo à Prefeitura receber doações e promover a distribuição à famílias carentes.

CPI DO OPORTUNISMO

Michelle Bolsonaro, mulher do presidente, deu o troco no deputado federal Alexadre Frota (PSDB), que na segunda-feira pediu a “CPI da facada”. Michele emendou de primeira: “O Jair bem que podia propor a CPI do oportunismo”, disse ela.

QUANTO RISO

O ex-presidente Michel Temer riu desbragadamente e se divertiu com sátira de imitador de Bolsonaro em jantar com empresários na noite de segunda-feira.

QUANTO RISO 2

As imagens de Michel risonho circularam nas redes sociais, mostrando o imitador em simulação de conversa telefônica, na qual o presidente tece críticas a Carta à Nação, elaborada por Temer.

**********

Nesta terça-feira à tarde, preocupado com os reflexos nas redes, Temer ligou no celular de Bolsonaro, buscando atenuar os efeitos das imagens.

Tags: GUEDES

Escrito por:

Luiz Roberto Saviani Rey/ Diretor editorial do Correio Popular