Publicado 10 de Agosto de 2021 - 10h34

Por Luiz Roberto Saviani Rey/ Diretor editorial do Correio Popular

O vereador Luiz Cirilo reuniu-se na noite de domingo com o deputado federal Carlos Sampaio, e dele recebeu o compromisso de levar a uma reunião com o governador João Doria o pedido para a volta da unidade do Poupa Tempo na região central de Campinas. Projeto e trabalho de Cirilo, retomados na atual legislatura, o Poupa Tempo central poderá ganhar caráter de utilidade e de urgência nas esferas do governo estadual. Em diálogo com Cirilo, Carlão Sampaio prometeu ser aliado de peso nessa luta.

VOTO INDIGESTO

O fim de semana na capital federal foi um dos mais movimentados e intensos dos últimos tempos. Ainda que definidos em relação à PEC do voto impresso, líderes e parlamentares viveram um domingo de intensas reuniões e de aferição sobre o futuro da proposta defendida por Bolsonaro. Opositores e gente da base governista debateram intensamente, mas, ao fim do dia, feitos os balanços, a conclusão foi unânime: não há clima para o voto impresso.

FRASE

"Se é para votar, que se vote logo, pois o voto impresso será derrotado”.

Talíria Petroni, deputada federal PSOL-RJ

FACA E DOIS GUMES

No plenário da Câmara dos Deputados, a certeza irrefutável de que a PEC do voto auditável sofrerá derrota fragorosa. O presidente da Casa, Arthur Lira, autor da manobra para jogá-la na arena dos leões, crê nesse resultado.

FACA E DOIS GUMES 2

Contudo, poucos observaram que a iniciativa de levar a PEC à votação, após sofrer derrota em comissão da Câmara, não foi genuinamente de Lira. Antes, Bolsonaro havia sugerido a ele que tomasse a medida. Portanto, é mais provável que a PEC seja derrotada. Mas há quem aposte no contrário.

A VOZ DO VICE

O vice-presidente Hamilton Mourão meteu a colher na discussão sobre voto impresso para dizer que “Não há nada mais a fazer, se for rejeitado. Está definido pelo Legislativo. Cumpra-se”.

DESFILE BLINDADO

A Esplanada dos Ministérios, em Brasília, será tomada, hoje, por carros blindados, tanques de guerra e tropas do Exército, no mesmo dia em que a PEC do voto impresso será analisada pela Câmara dos Deputados.

DESFILE BLINDADO 2

Embora haja interpretações no sentido de que Bolsonaro quer mostrar força, o desfile militar representa uma forma de levar o convite ao presidente e ao ministro do Exército, Walter Bragga Netto, para o evento militar: “Demonstração Operativa”, que será realizado no dia 16, no campo de instrução de Formosa, em Goiás.

DESFILE BLINDADO 3

A presença de tropas e tanques de guerra em frente ao Palácio do Planalto não é bem vista pelo ex-ministro da Defesa e da Segurança, Raul Jungmann: “é um sinal de fraqueza e terá efeito internacional desastroso”. Deputados ingressaram com mandado de segurança contra o ato.

PRISÃO MANTIDA

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região manteve, por 3 votos a 0, a ordem de prisão contra o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral.

CONSELHO TUTELAR

A descentralização do Conselho Tutelar de Campinas foi solicitada à Prefeitura pelo vereador Higor Diego (Republicanos), em duas indicações.

CONSELHO TUTELAR 2

Com sede na avenida Francisco Glicério, o Conselho Tutelar conta com apenas uma unidade descentralizada, funcionando no Jardim Guanabara. Higor Diego justifica seu pedido ante a dificuldade de moradores de bairros distantes entrarem em contato com essas unidades.

***********

“A pandemia desestruturou muitas famílias. É preciso tornar esse serviço mais acessível”, afirma Diego.

Escrito por:

Luiz Roberto Saviani Rey/ Diretor editorial do Correio Popular