Publicado 08 de Agosto de 2021 - 11h42

Por Luiz Roberto Saviani Rey/Correio Popular

O clima eleitoral já anda contaminando os escaninhos da Câmara Municipal de Campinas, onde vários vereadores já se colocam na linha da disputa, alguns de forma aberta, outros com o freio de mão puxado para não queimarem suas candidaturas. Falta exatamente um ano para as convenções das quais sairão sacramentados aqueles que desfrutarão de uma vaga de candidato aos diversos cargos oferecidos em caráter majoritário, mas dar o pontapé inicial, de leve, a esta altura, ajuda a mostrar força.

CORRIDA ELEITORAL 2

Entre os vereadores, o mais exposto, embora silente, é Zé Carlos, presidente da Casa e da Associação do Parlamento da RMC. Zé Carlos acaricia a ideia de ser deputado estadual há várias legislaturas, e sente que sua hora chegou. Entre outros, são candidatos, ou postulantes a uma legenda em 2022, os vereadores Paulo Bufalo e Mariana Conti, pelo PSOL, Guida Calixto e Paola Miguel, pelo PT. Gustavo Petta sairia pelo PCdoB. Permínio Monteiro, pelo PSB.

FRASE

"As coisas não estão bem, é preciso melhorar com diálogo" (Rodrigo Pacheco, presidente do Senado

CORRIDA ELEITORAL 3

Apesar de pretensões na bancada do PSB na Câmara, a chapa para deputado estadual e federal será articulada pelo ex-prefeito e presidente estadual da sigla, Jonas Donizette.

CORRIDA ELEITORAL 4

Jonas vem arregimentando forças para a campanha de 2022, com vistas a lançar chapa com alguma força regional.

***********

Além de contar com seu fiel escudeiro, o atual vice-prefeito Wanderley de Almeida, o Wandão - que poderá se candidatar à Assembleia Legislativa -, Jonas conseguiu recentemente a adesão ao PSB do ex-presidente da Câmara Marcos Bernardelli, e de José Ferreira Campos, ex-presidente do Camprev e atual procurador da Prefeitura.

MAIS CEPROCAMPS

Dário Saadi visitou na sexta-feira o Ceprocamp do Vida Nova e anunciou nova unidade, como parte do pacote de descentralização desse órgão da Secretaria de Educação.

CACIFANDO O VICE

João Doria está mesmo disposto a enfrentar as dificuldades no interior do PSDB e se lançar candidato a Presidente da República. A convenção será somente em julho do próximo ano, mas Doria trabalha, pelo menos, sua sucessão no Palácio dos Bandeirantes.

CACIFANDO O VICE 2

É tão evidente a pretensão de Doria que ele já prepara seu vice-governador, Rodrigo Garcia, para a corrida estadual.

CACIFANDO O VICE 3

Desde o começo de julho, Doria anda com o vice-governador debaixo do braço, levando-o consigo para todos os eventos e cerimônias. Na quinta-feira, ambos estiveram em Serra Negra, na solenidade de distribuição de verbas estaduais às estâncias hidrominerais de São Paulo. Garcia é advogado e empreendedor, natural do município paulista de Tanabi.

POSTO IPIRANGA

Conforme Xeque-Mate já especulou, a figura de Paulo Guedes à frente do Ministério da Economia cada vez mais provoca reações entre os empresários tradicionais do pais, que não conseguem enxergar nele o técnico em quem confiavam para grandes transformações.

POSTO IPIRANGA 2

Na avenida Paulista, a turma da Fiesp vê Paulo Guedes como o piloto que não conseguiu colocar a aeronave no espaço, e já prepara o coro para a sua saída.

CRUZ NO CORREIO

Carlos Cruz, ex-presidente da Câmara de Campinas, ex-vice-prefeito, tendo presidido a Associação Paulista dos Municipíos, será agora articulista do Correio Popular, com artigos às quintas-feiras.

Escrito por:

Luiz Roberto Saviani Rey/Correio Popular